Belém Participa do VI Encontro da Rede Brasileira de Cidades Criativas da Unesco


 

A Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana (Codem), representando a Prefeitura Municipal de Belém, marcou presença no VI Encontro da Rede Brasileira de Cidades Criativas da Unesco (ECriativa), realizado em Campina Grande/PB.

O objetivo do evento foi propor e planejar atividades colaborativas para impulsionar a economia criativa brasileira, uma das mais prósperas e diversificadas do mundo. Essas ações são desenvolvidas com base nas referências das cidades que integram a “Unesco Creative Cities Network” (UCCN).

Na qualidade de focal adjunto de Belém, o diretor de Desenvolvimento e Negócios da Codem, Rodrigo Teixeira, representou a administração municipal e apresentou os projetos em andamento na capital paraense, que estão alinhados com a Gastronomia Criativa, como o Boulevard da Gastronomia e a reforma do Ver-O-Peso.

Teixeira enfatizou as transformações estruturais em curso, visando tornar Belém uma cidade que planeja e executa a complexa cadeia gastronômica da Amazônia. Desde 2015, Belém detém o selo de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Unesco.

“A nossa apresentação foi de grande relevância e, de certa forma, surpreendeu os demais representantes das cidades criativas participantes do evento. Destacamos as obras de reforma total e de requalificação do Complexo Mercado de São Brás, que devem ser concluídas em setembro próximo, oferecendo um novo espaço de negócios e lazer para a população e turistas”, destacou.

O ECriativa é um encontro anual fechado, organizado pelas 14 cidades brasileiras detentoras do título de Cidade Criativa, concedido pela Unesco. A edição de 2024 foi realizada na sede do Sebrae/PB, em Campina Grande/PB, com uma manhã de programação cultural em João Pessoa (PB).

A programação do evento incluiu uma palestra magna na abertura sobre “Territórios Criativos”, apresentações e relatos de projetos das cidades que compõem a rede Unesco de cidades criativas, rodadas de parcerias para negócios, visitas monitoradas, entre outros.