No coração da capital paraense, Belém se prepara para um marco no desenvolvimento sustentável da Amazônia. No próximo dia 8 de agosto, a cidade inaugura a Ingá Produtos da Amazônia, a primeira loja física inteiramente dedicada à comercialização de produtos da bioeconomia local. Localizada na Rua Ó de Almeida, nº 1083, o espaço funcionará das 8h às 18h, prometendo um novo capítulo na valorização da produção regional sustentável.
Ingá: Uma Ponte Entre a Floresta e a Cidade
Fruto de uma colaboração estratégica entre o Instituto Peabiru e a Distribuidora Bourbon, a Loja Ingá nasce com a missão de fortalecer a agricultura familiar de Barcarena e de outras comunidades amazônicas. Com um catálogo que ultrapassa 150 itens alimentícios, a loja dará visibilidade a cerca de 60 empreendedores da região Norte, incluindo produtores indígenas, quilombolas, pequenos agricultores, agroindústrias, cooperativas e associações. Entre as novidades, estarão disponíveis produtos do Projeto Tipitix, uma iniciativa do Fundo Hydro e da Fundação Mitsui Bussan do Brasil, executada pelo Instituto Peabiru, que une inovação e saberes tradicionais no cultivo.
Mais do que um simples ponto de venda, a Ingá Produtos da Amazônia se propõe a ser um ponto de encontro cultural e gastronômico. “Somos uma ponte de união, inovação e serviços comerciais entre produtores e consumidores”, ressalta Bruno Moraes, sócio administrador da loja. O objetivo é conectar a riqueza da floresta com o paladar urbano, oferecendo ingredientes típicos para chefs de cozinha, donos de restaurantes, turistas e todos os amantes da culinária regional.
Uma Experiência Imersiva na Riqueza Amazônica
A loja oferecerá uma vasta gama de produtos, como castanhas, óleos, farinhas, frutas desidratadas, molhos, conservas e bebidas artesanais. O ambiente promete uma experiência de compra moderna e acolhedora, com gôndolas bem organizadas e refrigeradores, tudo projetado para celebrar a exuberância da floresta por meio de sua gastronomia singular.
A cerimônia de inauguração contará com a presença de produtores locais, que compartilharão suas jornadas e histórias de vida empreendedora. Além disso, renomados chefs de cozinha farão demonstrações do potencial culinário dos ingredientes amazônicos, transformando-os em pratos criativos e sustentáveis.
Inauguração
Para quem deseja prestigiar esse momento histórico para a bioeconomia amazônica, a inauguração da Ingá Produtos da Amazônia ocorrerá em:
- Data: 8 de agosto de 2025
- Horário: das 17h às 22h
- Local: Rua Ó de Almeida, nº 1083 – Belém/PA