Bairro da Terra Firme recebe a nova Casa de Saúde Parque Amazônia

Sem Descrição

A partir desta terça-feira, 9, a comunidade do bairro da Terra Firme terá atendimento básico de saúde digno, disponibilizado na Casa de Saúde Parque Amazônia I,  que foi toda reformada e ampliada pela Prefeitura de Belém para atender melhor a população.

O prefeito Edmilson Rodrigues vistoriou o local na tarde desta segunda-feira, 8, e conheceu de perto a equipe de profissionais de saúde e o novo espaço que vai atender a comunidade, após oito meses de obras, que transformam a Casa de Saúde.

“É uma felicidade muito grande, porque foi uma luta muito árdua. Mas, quando a gente vê tudo isso pronto dentro das nossas solicitações diárias é muito gratificante”,  contou a aposentada Alta Maria da Silva, 66 anos, ao ver o espaço modernizado e ampliado.

Ela acompanhou o início da reforma, em agosto de 2023 e todas as etapas até conclusão e entrega do espaço. “Eu quero agradecer à Prefeitura pelo pedido atendido. Obrigado por tudo isso que a gente recebeu. A comunidade agora vai ter um atendimento digno e o sentimento é de felicidade”, ressaltou a aposentada.

Prédio moderno e mais adequado

A implantação da nova Casa de Saúde Parque Amazônia I substituirá a antiga sede, onde havia inúmeros problemas estruturais, por um novo prédio, mais moderno e adequado à atual demanda. Para realização das obras de reformas e adequação do espaço, que agora abriga a nova Casa de Saúde, localizada na  rua 27 de Setembro, a Prefeitura de Belém investiu aproximadamente R$ 820 mil reais, provenientes de recursos próprios da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

“É uma alegria visitar a obra da Casa Família Saudável do Parque Amazônia, aqui na Terra Firme, e ver que a decisão popular, por meio do Tá Selado, virou de sonho uma realidade”, afirma o prefeito Edmilson Rodrigues.

A previsão é que as residências serão visitadas todos os dias na Terra Firme pelos agentes de saúde, que monitoram vacinação de crianças e adultos. “É a saúde indo à casa do cidadão. Isso é uma revolução que estamos fazendo com o apoio do presidente Lula e dos servidores da Sesma, mas principalmente, fruto da luta da comunidade. Queria agradecer à comunidade pela luta, pela conquista e o acompanhamento da obra”, ressaltou o prefeito.

Infraestrutura moderna e adequada

O prédio passou por uma reforma completa, que garantirá a ampliação dos serviços, mais qualidade no atendimento à população e melhor infraestrutura aos servidores. Foram realizadas manutenção da cobertura e forro, adequações das instalações elétricas, climatização em todos os consultórios e espaços, reforma dos banheiros e cozinha, revitalização da fachada, paisagismo, pintura completa, acessibilidade, banheiro PCD, recuperação da calçada externa, acesso à internet em todos os consultórios, novos mobiliários e reformas e aquisição de novos equipamentos.

Anteriormente, a Casa de Saúde Parque Amazônia I ofertava apenas atendimento médico e de enfermagem. Após a reforma os serviços serão ampliados e passarão a ofertar também vacinas, atendimento odontológico, testes rápidos, consultas especializadas de pediatria, além de coleta de Preventivo do Câncer de Colo de Útero (PCCU) e testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s).

A nova Casa de Saúde conta com recepção, três consultórios médicos, três consultórios de enfermagem, sala destinada aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), sala de vacina, farmácia, consultório odontológico, almoxarifado, cozinha e banheiros.

Dignidade e ampliação do atendimento 

A aposentada Creuza Correa, 74, ficou emocionada ao ver pela pela primeira vez a nova Casa Família Saudável do Parque Amazônia, totalmente reformada e ampliada. “Eu estou feliz porque agora a casa está mais linda. Antes era muito ruim, chovia e a água enchia e os funcionários não tinham como atender a gente. Agora tá uma coisa linda”, contou.

A Sesma informa que  6 mil usuários estão cadastrados na Unidade. Entretanto, com a reforma do espaço, a ampliação dos serviços e a implantação do Programa Família Mais Saudável, que aumentou as equipes da Estratégia Saúde da Família em Belém, a estimativa é que cerca de 9.600 mil pessoas sejam cadastradas e atendidas pela  Casa de Saúde Parque Amazônia I. O horário de funcionamento da unidade é das 8h às 17h.

A coordenadora distrital de Atenção Básica do Distrito Administrativo do Guamá (Dagua), Clarissa Silva Oliveira, explica que a Unidade Parque Amazônia passou pelo processo de ampliação dos serviços e cobertura assistencial, mudança de imovél para o novo espaço, localizado no mesmo perímetro da rua 27 de setembro.