
O Governo do Estado do Pará continua a fortalecer a saúde pública, com foco em atendimento de alta complexidade. Na segunda-feira, dia 11, foi inaugurado o novo Centro de Terapia Renal Substitutiva, também conhecido como hemodiálise ambulatorial, no Hospital Regional Público de Castanhal. Este é o sétimo centro de hemodiálise entregue pelo governo desde 2019, aumentando a capacidade de atendimento com a adição de 150 novas máquinas e criando 900 novas vagas para pacientes renais crônicos.
O Governador do Estado, Helder Barbalho, destacou a importância do novo serviço durante a cerimônia de inauguração. Ele ressaltou que a abertura deste sétimo centro está trazendo os atendimentos para mais perto dos pacientes, reduzindo o sofrimento e as dificuldades de um tratamento que requer atenção especial. O Hospital Regional Público de Castanhal agora se consolida como um dos mais importantes centros de saúde do Pará.
O novo Centro de Hemodiálise do Hospital Regional de Castanhal possui 22 novas máquinas, capazes de realizar 66 sessões por dia, de segunda a sábado, totalizando 1.716 sessões por mês. O objetivo é atender pacientes dos 38 municípios do nordeste do Pará, aumentando em 132 as vagas oferecidas para pacientes renais crônicos.
Gases até 20 vezes ao dia podem ser normais, mas alimentos, remédios e doenças mudam esse padrão
Peste pneumônica: o que é, sintomas, como se transmite e o risco no Brasil
Casa de Plácido recebe romeiros e reforça apoio aos peregrinos do Círio 2026
A Secretária de Saúde do Estado, Ivete Vaz, falou sobre o novo centro: “Com essa entrega, ampliamos consideravelmente a capacidade de atendimento para pacientes renais, com muito conforto e modernidade. Não será mais necessário que os usuários de Castanhal e de municípios próximos se desloquem até Belém para ter tratamento de qualidade”.
A hemodiálise é um procedimento vital que filtra e limpa o sangue do paciente renal crônico, realizando o trabalho que o rim doente não pode fazer. Este processo retira do corpo o excesso de líquidos e sal, permitindo ao paciente ter mais qualidade de vida. Em média, um paciente precisa realizar três sessões semanais em dias alternados para garantir os resultados do tratamento e uma vida saudável.
Para ter acesso ao serviço, o usuário do Sistema Único de Saúde (Sus) deverá ser encaminhado pela Central Estadual de Regulação, onde estão cadastrados os pacientes que necessitam do tratamento. Este avanço na saúde pública do Pará é um passo significativo para melhorar a qualidade de vida dos pacientes renais crônicos na região.
Mais Lidas
- Círio de Nazaré: a fé que move 2,6 milhões de pessoas pelas ruas de Belém
- Histórias contadas em promessas e pedidos revelam a fé dos romeiros no Círio
- Expopará 2026 celebra 75 anos da pecuária paraense com inovação e negócios
- Horário de verão 2026 vai voltar? O que diz o governo
- Dia do Professor 2026 é feriado? 15 de outubro cai na quinta
O Google lançou as Fontes Preferenciais: você escolhe os veículos que aparecem com prioridade. Adicione o Pará+ e garanta a nossa cobertura sempre em destaque.
⭐ Adicionar Pará+ como Fonte PreferencialComo funciona em 3 passos:
- Pesquise qualquer assunto no Google
- Toque no ⭐ ao lado de “Principais Notícias”
- Busque Pará+ e marque a caixa — pronto!




