Palestras em Escolas Estaduais na Prevenção Contra Arboviroses

 

Na quarta-feira, 28, especialistas da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) estiveram na Escola Estadual Jorge Lopes Raposo, em Icoaraci, para instruir estudantes do Ensino Médio sobre a prevenção de doenças como dengue, zika e chikungunya.

A apresentação “Arboviroses na Escola”, conduzida pela equipe de Educação e Saúde do Departamento de Vigilância em Saúde (Devs/Sesma), abordou estratégias para combater a disseminação do mosquito aedes aegypti, vetor dessas doenças.

Agentes Multiplicadores – Sílvia Nunes, técnica da Sesma, destacou que a iniciativa visava equipar os alunos com conhecimentos para que pudessem atuar como agentes multiplicadores em suas casas e na vizinhança da escola, uma área com casos confirmados de dengue.

Os estudantes foram informados sobre as características e o ciclo de vida do mosquito. Sílvia ressaltou que a fêmea do aedes aegypti se alimenta de sangue e necessita de criadouros com água parada para se reproduzir, depositando, em média, de 800 a 1.000 ovos. O mosquito tem um ciclo de vida de 30 a 35 dias.

Transversalidade

Juliany Fonseca, professora de Língua Portuguesa, planeja utilizar a palestra como atividade para seus alunos. Eles irão usar as informações adquiridas na palestra para produzir textos nos gêneros notícia e anúncio publicitário, que poderão ser distribuídos às comunidades.

Rafael Ramos, aluno do 2° ano do Ensino Médio, expressou que a experiência de participar de uma entrevista ao vivo em sala de aula foi inédita para ele. Ele acredita que isso pode ajudá-lo a melhorar suas habilidades de redação.

Parceria

Neth Lisboa, também professora de Língua Portuguesa, enfatizou que a colaboração entre a escola e a Sesma está proporcionando aos alunos uma série de palestras educativas, com o objetivo de orientar e alertar a comunidade escolar sobre vários temas transversais e de saúde.

Educação

A atividade realizada na escola Jorge Lopes Raposo faz parte do trabalho de educação realizado pelo Devs/Sesma. Liliane Cristina do Vale, coordenadora das equipes de Educação e Saúde, explica que as escolas que recebem as palestras são selecionadas com base no Levantamento Rápido de Índices para o Aedes Aegypti (Liraa), número de notificações de casos suspeitos e resultado das armadilhas de captura do vetor.

Escolas que desejam receber as palestras podem entrar em contato com a Sesma pelo número (91) 98218-6640.