Sesma e UNFPA discutem colaboração para a Saúde em Belém

A reunião teve como objetivo unir esforços para enfrentar a violência baseada em gênero, promover a prevenção e redução da gravidez não intencional na adolescência e abordar a justiça climática, sempre com a premissa de não deixar ninguém para trás.

 

A Secretaria Municipal de Saúde (

Nair Souza, representante do Programa do Fundo de População da ONU, destacou que a reunião visava a colaboração para combater a violência de gênero, promover a prevenção e redução da gravidez não planejada na adolescência e abordar a justiça climática. “O UNFPA é a principal agência da ONU que apoia o desenvolvimento de um mundo onde cada gravidez é desejada, cada parto é seguro e o potencial de cada jovem é realizado”, afirmou Nair.

Ela também ressaltou o interesse da administração municipal em avançar nas políticas de saúde para a população de Belém e elogiou a receptividade da equipe municipal, antecipando uma parceria promissora.

Acordo em vista

Pedro Anaisse, secretário municipal de Saúde, enfatizou a importância do diálogo e, juntamente com sua equipe, expressou o desejo de avançar na assinatura de um memorando de entendimento. Este acordo visa alcançar três resultados transformadores: acesso à saúde sexual e reprodutiva, políticas de prevenção de mortes maternas e práticas de combate à violência contra mulheres e meninas.

“Existe um interesse mútuo em avançar no diálogo sobre temas como justiça climática, prevenção da gravidez na adolescência e combate à violência de gênero”, salientou o secretário.

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) é a agência de desenvolvimento internacional da ONU dedicada a questões populacionais. Desde sua fundação em 1969, a agência tem implementado programas relacionados à saúde sexual, reprodutiva e igualdade de gênero. Com presença em mais de 150 países, o UNFPA é reconhecido como a principal agência em saúde sexual e reprodutiva.

A visita do UNFPA à Sesma representa um passo importante para fortalecer as políticas de saúde pública em Belém, apontando para um futuro de cooperação e desenvolvimento em benefício do bem-estar da população.