Seminário Inaugural Sobre Educação Rural em Belém: Um Marco para a Sustentabilidade e o Respeito à Diversidade

 

Com o lema “Educação rural: um direito, não uma caridade”, foi dado início ao primeiro Seminário de Educação Rural, Aquática e Florestal, uma iniciativa da Prefeitura de Belém, através da Coordenação de Educação Rural, Aquática e Florestal (Coecaf), ligada à Secretaria Municipal de Educação (Semec).

Sob o tema “Desenvolvendo uma Política Municipal de Educação Rural, Aquática e Florestal”, o evento reuniu educadores, representantes acadêmicos e membros da comunidade escolar.

Realizado na última terça-feira, 16, no auditório da Universidade Federal do Pará (UFPA), o seminário contou com palestras e grupos de trabalho, oferecendo um fórum para discussão e reflexão sobre o papel vital da educação nas áreas rurais, aquáticas e florestais. O objetivo principal foi estabelecer diretrizes e políticas públicas para fomentar o desenvolvimento sustentável, a conservação ambiental e o fortalecimento das comunidades rurais.

Atualmente, a Semec administra nove escolas nas ilhas de Belém, atendendo a um total de 1.342 alunos na educação rural.

Políticas Educacionais

A secretária municipal de Educação, Araceli Lemos, destacou na abertura do evento a importância da valorização e do respeito pela educação rural em Belém. “Estamos comprometidos em garantir o direito à educação rural, através de orientação pedagógica e investimento na infraestrutura das nossas escolas rurais, aquáticas e florestais, respeitando nossas diretrizes curriculares”, disse Araceli.

Jenijunio Santos, coordenador da Coecaf, ressaltou o trabalho coletivo diário que contribui para o avanço de uma educação pública de qualidade em Belém. “Este é um dia histórico para a construção da educação rural em nosso município. Este primeiro seminário é motivo de orgulho, pois reflete o diálogo do governo municipal com os diversos territórios, avançando como um coletivo de crianças, professores, barqueiros e outros colaboradores”, enfatizou Jenijunio.

Engajamento da Comunidade Escolar

Maria Eduarda Gomes, aluna do 8º ano da Escola Municipal Rural São José, compartilhou sua experiência no seminário durante a abertura. “Este é um momento significativo, onde podemos expressar o que precisa ser melhorado na nossa educação e a importância da educação rural. Me senti valorizada por poder participar e expressar minha opinião”, relatou Maria Eduarda.

José Marques, diretor da Escola Municipal Rural Sebastião Quaresma, com 13 anos de experiência em educação rural, destacou a relevância do evento. “O seminário é uma oportunidade para mobilizar a construção da educação rural e ouvir aqueles que vivem nesses territórios, pois a perspectiva de todos é fundamental neste processo coletivo de construção”, explicou José Marques.

Palestras e Transformação Educacional

A professora Márcia Bittencourt, uma das palestrantes, discutiu aspectos cruciais como a integração curricular na transformação da educação rural. “É essencial apoiar uma educação que incorpore arte, química, física, biologia e outras disciplinas, baseadas na realidade dos alunos. Apresentamos exemplos de escolas transformadoras no Brasil, de estados como Ceará, Paraná e Mato Grosso, inspirando ações além das já implementadas pela Prefeitura de Belém”, declarou.

Educação Rural Transformadora

A Coecaf está em sintonia com o plano da Prefeitura de Belém para proporcionar uma educação transformadora, que celebra a diversidade de gênero, etnia, raça e territorialidade, consolidando um currículo dinâmico que valoriza as identidades das escolas amazônicas, ligadas à vida, ao conhecimento acadêmico e à cultura regional.