A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), por meio de sua Coordenadoria em Educação Ambiental (Ceam), realizou nesta terça-feira (19) uma oficina de compostagem na Universidade da Amazônia (Unama). A capacitação foi voltada para os alunos do 3º semestre do curso de nutrição, que a pedido dos próprios alunos da instituição, a secretaria realizou a oficina. Ao todo, participaram 13 alunos sob a supervisão da coordenadora do curso.
A compostagem é um processo natural de transformação de matéria orgânica em adubo, contribuindo para a redução do lixo orgânico e o enriquecimento do solo. Aprender e aplicar esse processo é fundamental para a promoção da agricultura sustentável e a preservação do meio ambiente.
A pedagoga e técnica em Gestão Ambiental da Semas, Adriele Barbosa, responsável por levar até a instituição de ensino a capacitação, destacou a importância desse diálogo com as instituições de ensino superior, principalmente os da área de nutrição, por eles lidarem diretamente com possíveis resíduos orgânicos.
“A importância dessa oficina, dentro da universidade, é de contribuir e trazer essa discussão de uma possibilidade do reaproveitamento do resíduo orgânico. E essa parceria com a turma de nutrição tem tudo a ver, porque ela agrega muito justamente para alunos e graduandos da área terem essa possibilidade de conhecer formas de reaproveitamento. Vale destacar que alguns alunos relataram que têm projetos sociais e também que já podem trabalhar utilizando a técnica da compostagem doméstica. Então, essa experiência foi bem proveitosa durante essa tarde, então a gente busca trabalhar isso, buscar uma alternativa para esse descarte do resíduo orgânico como possibilidade na construção da compostagem”, explicou a técnica da Semas.
Para a professora e coordenadora do curso de nutrição da Unama, Emmely Belize, essa foi uma oportunidade de aproximar ainda mais os estudantes das práticas sustentáveis desenvolvidas pela Semas, apontando que partiu dos próprios alunos o convite para que os técnicos da secretaria aplicasse a capacitação de compostagem, visto que eles já possuem projetos voltados para o reaproveitamento de resíduos orgânicos.
“Foi uma iniciativa muito importante, muito valiosa para os nossos discentes de nutrição. Eles estão no nosso terceiro semestre, estão começando a observar a importância de toda a reciclagem, foi uma opção deles trabalharem com a horta, saber como é o processo, o manejo, trabalhando totalmente na área teórica para depois eles começarem a produzir na parte prática. Então é trazer esse retorno como uma aula de extensão em si que vai trazer retorno, uma vivência para o nosso uso doméstico, futuramente também algo maior, industrial, mas já começando a fazer a sementinha em cada um deles, como a coleta seletiva adequada, o que muitos aqui a gente desconhecia literalmente, e com os nossos utensílios domésticos a gente consegue trazer esse retorno”, detalha a professora universitária.
Texto: Lucas Quirino – Ascom / Semas