A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), por meio da Diretoria de Suporte Administrativo (DSA), reuniu diretores de escolas da rede pública estadual para o “Dia D de preenchimento do Plano de Aplicação Financeira (PAF) do Programa Dinheiro na Escola Paraense (Prodep)”, na quinta-feira (21).
O evento contou com o apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e objetivou familiarizar as unidades escolares do Sistema de Gestão Descentralizada, desde o acesso ao Sistema até o efetivo preenchimento do plano. A formação completa para execução do programa aconteceu de forma online, pelo canal no YouTube da Seduc, e pode ser revista aqui.
O preenchimento é feito com a descrição das iniciativas das unidades escolares visando a execução do recurso do Programa Dinheiro na Escola Paraense (Prodep), explica Luciana Silva, coordenadora do Prodep.
“O objetivo principal é o preenchimento do Plano de Aplicação Financeira pelas unidades executoras. Com esse preenchimento, seu envio e posterior aprovação serão repassados às escolas os recursos do Programa Dinheiro na Escola Paraense, tão importante para melhoria de suas condições”.
Luciana Silva também destacou a importância da ação para a educação no Pará. “Com absoluta certeza a melhoria da estrutura física, pedagógica, manutenção contínua da unidade escolar, a possibilidade de climatização dos ambientes, a complementação da alimentação escolar, além de ações voltadas para sustentabilidade ambiental”, disse.
Já a vice-diretora da escola estadual Deputado Armando Corrêa, Gisele Guarani, contou a experiência de ter participado da reunião. Ela enfatizou que a iniciativa mostra que a educação está sendo tratada de forma séria e comprometida. “Nos sentimos honradas em participar do encontro do ‘Dia D de preenchimento do PAF’ e nessa tarde tivemos a oportunidade de expressar para todo o estado nossa felicidade e gratidão pela implementação do programa, pois é a primeira vez que a educação é tratada de forma profissional”, disse entusiasmada.
Prodep – O programa Dinheiro na Escola Paraense é uma iniciativa que potencializa e dá autonomia para a gestão escolar. Com o projeto, a gestão escolar, na figura do diretor(a) e em parceria ativa com Conselho Escolar têm maior autonomia e protagonismo para investimentos alinhados às necessidades específicas de cada unidade. A iniciativa contempla a aquisição de materiais pedagógicos e tecnológicos, pequenas obras, manutenção contínua da unidade escolar, sustentabilidade ambiental, além de dar suporte à alimentação escolar, entre outras ações fundamentais para as 898 escolas estaduais do Pará.
Texto de Igor Oliveira, sob supervisão de Fernanda Cavalcante / Ascom Seduc
A temperatura caiu e com ela vem o ressecamento, repuxamento e aquele aspecto esbranquiçado que…
As olheiras são uma das principais queixas de quem busca uma aparência mais descansada e…
Aquela parede antiga da sala ou do corredor pode até carregar memórias, mas também acumula…
Alisar o cabelo sem chapinha sempre pareceu um sonho distante, mas a indústria cosmética brasileira…
Queimar folhas de louro em casa pode parecer apenas um ritual antigo ou uma prática…
Como transformar a vida de agricultores e fortalecer uma cidade inteira? Em Curionópolis, a resposta…
This website uses cookies.