A Prefeitura de Belém, através do Banco do Povo de Belém, tem realizado um trabalho significativo na área de qualificação profissional. O programa Donas de Si, lançado em 2 de junho de 2021 pelo prefeito Edmilson Rodrigues, já qualificou 2.375 pessoas, sendo 2.064 mulheres, o que representa 86% do total.

O objetivo inicial do programa era estimular a autonomia financeira das mães solo e das mulheres provedoras do lar que foram fragilizadas no pós-pandemia. Com destaque para as beneficiárias de programas de renda cidadã como Bora Belém, da Prefeitura de Belém, e Bolsa Família, do governo federal.

Com o avanço do programa, os públicos vulneráveis foram expandidos para incluir LGBTI+, indígenas warao, pessoas em situação de rua e mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, entre outros. Também houve a abertura de turmas para o público em geral por meio de inscrições, permitindo que homens também fossem atendidos.

O programa oferece diversos cursos nas áreas de informática, gastronomia, moda, estética e gestão, por meio de contratos firmados junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Em 2022, a Prefeitura investiu R$ 800 mil no programa, e este ano, o contrato com o Senac já foi renovado, na ordem de R$ 735 mil.

Entrega de Certificados

Uma grande mobilização está sendo realizada para a entrega de certificados aos alunos concluintes dos cursos. Os certificados, emitidos pelo Senar e pelo Senac, têm validade em todo o território nacional e também nos países do Mercosul (Argentina, Uruguai e Paraguai) e em Portugal, na Europa.

Os certificados serão importantes para o aluno comprovar o aprendizado recebido, ajudando-o a acessar o mercado de trabalho, seja por meio do emprego formal ou do empreendedorismo.

Na próxima sexta-feira, 15, os alunos residentes nos bairros da área de abrangência do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Barreiro poderão buscar os certificados no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, das 8 às 11h da manhã.

Para os residentes de outros bairros, os certificados estão disponíveis na sede do Banco do Povo, de segunda à sexta-feira, das 9 às 15h.

A mobilização para a entrega dos certificados está sendo organizada pela Prefeitura com a perspectiva de atender 190 pessoas na praça de alimentação do santuário. A meta é entregar mais de 350 certificados.

O programa Donas de Si é um exemplo de como a qualificação profissional pode ser uma ferramenta poderosa para o empoderamento e a inclusão social. Através de iniciativas como essa, a Prefeitura de Belém está contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.