Previdência Municipal agiliza perícias médicas agendadas via aplicativo

Médica Renata Fontelles, coordenadora de Perícia Médica e Social do IPMB, explica que o servidor deve instalar e acessar o aplicativo Meu RPPS para fazer o agendamento de Perícia Médica.

A Prefeitura de Belém, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém, realizou os primeiros atendimentos de segurados previdenciários que agendaram perícias médicas por meio do aplicativo de celular Meu RPPS. A nova função do app possibilitou a servidores efetivos municipais da Prefeitura de Belém e Câmara Municipal fazer o agendamento de modo prático e seguro.

Além da marcação do atendimento, a ferramenta digital permite consultar o andamento da solicitação, enviar documentos digitalizados, capturar fotos, entre outras funcionalidades. A nova função do Meu RPPS faz parte do Portal da Perícia Médica, novo sistema digital implantado no Instituto, em junho, para gestão de atendimentos de perícia médica e social, para fins previdenciários, com mais agilidade.

Servidores satisfeitos

Uma das pessoas que já utilizou a nova função do aplicativo foi o autônomo Rodrigo Anderson Rodrigues, 36 anos. Dependente de servidor municipal, ele conta que “o passo a passo para realização do agendamento, desde o envio de documentos e o preenchimento dos campos obrigatórios para realizar a marcação, foi tranquilo”.

Para a professora municipal Vivianne Ferreira, 42, o agendamento pelo aplicativo é mais tranquilo e fácil. “O aplicativo é muito prático e facilita a nossa vida, pois antes, a gente tinha de vir pessoalmente ou enviar e-mail para agendar o atendimento e a resposta demorava. Agora, pelo aplicativo, é muito mais simples”, comenta.

A médica Renata Fontelles, coordenadora de Perícia Médica e Social do IPMB, explica que o servidor deve instalar e acessar o aplicativo Meu RPPS para fazer o agendamento de Perícia Médica. Após preencher seus dados, ele selecionará o motivo da perícia médica e vai escolher uma data, entre as datas disponíveis para atendimento. Em seguida, vai selecionar o tipo de documento a ser enviado pelo aplicativo. O solicitante já deve estar com os documentos digitalizados – em formato PDF ou JPEG – e arquivados (salvos) na memória do celular para envio.

“É importante que o segurado apresente, no momento do atendimento presencial, o documento original de encaminhamento de Perícia Médica. Esse documento não é solicitado durante o agendamento, mas sim quando o solicitante comparece no dia e hora marcada”, detalha a médica.

Além disso, os mesmos documentos (originais), que foram digitalizados e enviados via aplicativo, devem ser apresentados no dia do atendimento. “Os documentos enviados no aplicativo são para efeito de confirmação e não exime o segurado de apresentar o documento físico no dia marcado”, ressalta a médica. Ao final do agendamento, o solicitante aguardará a mensagem de confirmação com data, horário e nome do médico que irá atendê-lo no Instituto.

Transição

O agendamento por meio do aplicativo começou em 15 de junho e as perícias médicas agendadas começaram a ser realizadas a partir deste mês. “Atualmente, estamos terminando de atender os agendamentos feitos no sistema anterior (via e-mail), ao mesmo tempo em que iniciamos os atendimentos das novas solicitações de Perícia Médica agendadas via aplicativo”, detalha Renata Fontelles.

Ela ressalta, que a coordenação de Perícia Médica está avaliando o período de transição do sistema anterior de agendamento para o novo sistema de agendamento de Perícia Médica feito via aplicativo. “Intercorrências no uso da nova ferramenta digital já eram previstas e com o tempo serão corrigidas e aperfeiçoadas”, afirma. A meta é que o tempo de espera entre o agendamento e o dia marcado seja de, em média, dez dias corridos.

Atenção no envio de documentos

A médica alerta aos segurados que estejam atentos no momento de enviar documentos digitalizados pelo aplicativo para evitar erros na documentação. “Tivemos casos em que pessoas informaram um tipo de documento no aplicativo, mas enviaram arquivos diferentes dos documentos indicados ou enviaram documentos que não tinham qualquer relação com a Perícia Médica. Com isso, esses pedidos de agendamento foram indeferidos e os segurados tiveram de acessar novamente o aplicativo para refazer a solicitação”, detalha.

Em caso de dúvidas sobre o agendamento de Perícia Médica, o servidor pode enviar mensagem por escrito por meio do serviço Ouvidoria/Fale Conosco acessado no site do IPMB pelo seguinte link: ipmb.belem.pa.gov.br/fale-conosco