
Belém é a anfitriã da Cúpula da Amazônia, a reunião de chefes de Estados dos oito países que compõem a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), que corresponde aos países Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Um evento importante, que ocorre nesta terça-feira, 8, e segue até quarta-feira, 9, com a capital paraense representando todas as cidades amazônicas, seus potenciais econômicos, aliados ao desenvolvimento social e sustentável, para a preservação do meio ambiente.
“Representarei os prefeitos e prefeitas das cidades Amazônicas e minha missão é ler a Carta de Belém, aprovada na sexta-feira, 4, no Fórum das Cidades Amazônicas, que propõe o Fórum Permanente de Cidades Amazônicas como instrumento de diálogo internacional com as prefeituras da nossa região”, explicou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, sobre sua participação na Cúpula da Amazônia, pouco antes do evento iniciar.

O líder do Executivo municipal ressaltou a necessidade da Cúpula ouvir os povos da Amazônia, expressados em cada linha da Carta de Belém, documento que de fato está a voz dos povos amazônicos redigida em Português e Espanhol.
Diversidades Amazônicas: exposição no Museu Goeldi convida visitantes a uma viagem pelas origens da floresta
Primavera dos Museus transforma Museu Goeldi em espaço de descobertas sobre a Amazônia
CAIXA Cultural Belém promove dia de teatro gratuito com oficinas, apresentações e atividades para toda a família
“As políticas de desenvolvimento urbano, social e ambiental para a Amazônia devem considerar as autoridades municipais, representantes do povo. Desenvolvimento sustentável pressupõe respeito às decisões municipais e para o desenvolvimento urbano para ser sustentável deve considerar aqueles que conhecem os problemas da região Amazônica”, ressaltou o prefeito Edmilson Rodrigues.
Até a tarde desta quarta-feira, 9, os chefes de Estado dos oito países da Amazônia debatem no Hangar – Centro de Convenções, em Belém, soluções para os problemas ambientais e sociais para a região da maior floresta tropical do mundo.
Mais Lidas
- Primavera dos Museus transforma Museu Goeldi em espaço de descobertas sobre a Amazônia
- Diversidades Amazônicas: exposição no Museu Goeldi convida visitantes a uma viagem pelas origens da floresta
- CAIXA Cultural Belém promove dia de teatro gratuito com oficinas, apresentações e atividades para toda a família
- Corda do Círio 2026 chega a Belém e marca nova etapa de preparação para a maior procissão dos paraenses
- Turismo ecológico no Pará pode ganhar força com política de apoio a trilhas e rotas naturais
O Google lançou as Fontes Preferenciais: você escolhe os veículos que aparecem com prioridade. Adicione o Pará+ e garanta a nossa cobertura sempre em destaque.
⭐ Adicionar Pará+ como Fonte PreferencialComo funciona em 3 passos:
- Pesquise qualquer assunto no Google
- Toque no ⭐ ao lado de “Principais Notícias”
- Busque Pará+ e marque a caixa — pronto!





Você precisa fazer login para comentar.