A excelência e a criatividade pedagógica da rede pública do Pará foram celebradas em um dos principais palcos da tecnologia mundial. Duas educadoras paraenses, reconhecidas pelo Prêmio de Inovação na Educação Paraense 2025, viajaram a São Paulo para uma imersão na sede do Google Brasil, um evento organizado pelo Google for Education que reuniu professores inovadores de todo o país.

As vencedoras que representaram o estado foram Taiane Novaes do Carmo, professora de Biologia, Ciências e Educação Ambiental na Escola Marta da Conceição, localizada na Ilha de Cotijuba, em Belém, e Clara Araújo Salvino, que leciona Ciências e Biologia no Colégio Santo Antônio, no município de Alenquer. A participação delas é fruto de uma iniciativa de reconhecimento promovida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) do Pará, por meio da Secretaria Adjunta de Educação Básica (Saeb), da Diretoria de Recursos Tecnológicos (Detec), da Diretoria de Inovação e do Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (CISEB), que buscam impulsionar a transformação digital e pedagógica nas escolas estaduais.
Durante o encontro na metrópole paulista, as professoras mergulharam em um ambiente de vanguarda, explorando novas ferramentas digitais, participando de oficinas práticas e absorvendo tendências que fortalecem a aprendizagem ativa e o protagonismo estudantil. A experiência serviu como um poderoso reforço de que a inovação não é um privilégio de centros urbanos desenvolvidos, mas uma realidade pulsante em todas as regiões do Brasil.

SAIBA MAIS: Governo federal repassa mais R$ 4,5 bilhões para a educação básica
Para Taiane do Carmo, autora do projeto interdisciplinar “Do Lixo à Consciência Ambiental”, que brilhantemente une tecnologia, sustentabilidade e as vivências únicas da Amazônia, a visita foi um marco. Ela descreveu a oportunidade de estar na sede do Google como uma das mais inesquecíveis de sua vida, destacando a troca com educadores de diversas regiões que compartilhavam a mesma paixão por transformar a sala de aula. “Respirar criatividade e tecnologia e ver tantos colegas compartilhando práticas reforçou em mim a certeza de que a inovação pulsa em todos os cantos da educação brasileira”, afirmou.

Da mesma forma, a professora Clara Araújo sublinhou a relevância da atualização pedagógica. Sua principal lição foi sobre a integração eficaz das ferramentas digitais no ensino de Ciências e Biologia, prometendo levar esse conhecimento e as novas ideias para inspirar seus colegas e alunos de Alenquer. O compromisso de multiplicar o aprendizado obtido em São Paulo demonstra o impacto duradouro dessa imersão.
A gerente do Google for Education no Brasil, Larissa Andrade Gomes Silveira, fez questão de ressaltar o simbolismo da presença das educadoras paraenses, vendo nelas um avanço tangível da inovação na rede pública de ensino. Ela destacou que o reconhecimento conquistado no Pará serve de inspiração para professores e estudantes de todo o país.
O Prêmio de Inovação na Educação Paraense 2025, que viabilizou a viagem, é um pilar do Programa Conecta Educação, uma ambiciosa iniciativa da Seduc que tem equipado as escolas estaduais com Chromebooks e ampliado o acesso a tecnologias digitais. Ao reconhecer e premiar as duas práticas mais inovadoras com a visita ao Google, e conceder honra ao mérito a outros oito professores, o Pará consolida uma cultura de valorização do educador que ousa transformar a realidade de sua escola com o poder da tecnologia.

























