Operação Verão 2024: Resultados Positivos nas Ações de Segurança em Belém

Fiscalização e abordagem

A Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal, está conduzindo a Operação Verão 2024 para garantir segurança e ordem urbana na capital e nos distritos de Mosqueiro, Outeiro, Icoaraci e nas ilhas do Combu e Cotijuba. Até o final de julho, 250 guardas municipais dos grupamentos Operacional e Táticos estão atuando em conjunto com as forças de segurança do Estado.

Ações e Resultados

Nos dois primeiros finais de semana de julho, a Guarda Municipal de Belém (GMB) realizou quase 4 mil abordagens a pessoas e veículos, incluindo motos, ônibus, vans e embarcações. O balanço parcial aponta 40 atendimentos pelo disque-denúncia 153 e ocorrências de tentativa de estupro, lesão corporal, agressão, furto simples e uma denúncia ao conselho tutelar.

A integração com a Polícia Civil e a Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) resultou na apreensão de veículos irregulares, dois simulacros de armas, uma moto roubada, um notebook, uma balança, dinheiro e entorpecentes. A GMB também participou da fiscalização de bares e casas de show em Outeiro, juntamente com o Juizado da Infância e Juventude.

Declarações

Joel Monteiro, inspetor-geral da GMB, destacou o sucesso parcial das operações: “Temos um balanço parcial positivo, e esse resultado vem do esforço de todos que estão empenhados em tornar as férias tranquilas e seguras. Percebemos as pessoas confortáveis em frequentar as praias, orlas e praças”.

Combate ao Uso de Linhas Cortantes

As ações contra o uso de linhas com cerol e chilenas foram intensificadas, especialmente nas praias, visando orientar jovens e adultos sobre a proibição estabelecida pelas leis municipal (nº 9.455) e estadual (nº 9.597). No total, 288 carretéis e frações de linhas irregulares foram recolhidos. Nos dias 6 e 7 de julho, foram 18 carretéis apreendidos, enquanto nos dias 13 e 14, a GMB e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) recolheram 270 carretéis.

O inspetor Wesley Miranda, subchefe da Divisão de Operações da GMB, comentou sobre a intensificação das ações: “Mesmo com toda campanha educativa de combate, com orientação e distribuição de folders explicativos, cartazes em ônibus, praias e vários locais, nos deparamos com muitas pessoas fazendo o uso irregular das linhas. Tivemos um aumento de 1.400% na apreensão desse material cortante de um final de semana para o outro”.

Apoio da População

Joana e Edvaldo Miranda, acompanhados de seus filhos, noras e netos, elogiaram a fiscalização na praia do Chapéu Virado, em Mosqueiro. “Tem muita gente empinando pipa com linha cortante, inclusive correndo de um lado pro outro. Estou com meus netos e preocupado com as linhas. Esse trabalho está sendo essencial e as pessoas precisam se conscientizar”, comentou Edvaldo.

Denúncias

A população pode denunciar a venda e o uso de linha cortante, além de outras ocorrências, pelo Disque-Denúncia 153.

A Operação Verão 2024 continua a promover a segurança e a tranquilidade para os moradores e visitantes de Belém e seus distritos, reafirmando o compromisso da Prefeitura com o bem-estar da comunidade.