A metodologia Lean Healthcare, que visa otimizar os fluxos de atendimento nos serviços hospitalares, está revolucionando o sistema de saúde brasileiro. Com mais de 70 mil atendimentos por mês, a iniciativa já impactou mais de 12 mil vidas.

Os resultados impressionantes foram apresentados durante a Semana de Inovação realizada pela Escola Nacional da Administração Pública (Enap), em Brasília. A metodologia Lean é uma filosofia de gestão que utiliza princípios e técnicas para melhorar processos baseados em tempo e valor. Ela é projetada para garantir fluxos contínuos e eliminar excessos ou atividades de baixo valor agregado.

Impacto nos Hospitais

Alejandro Borges, gerente assistencial do Hospital Geral de Caxias do Sul, destacou os resultados significativos que o projeto trouxe para a instituição. “O Lean nas Emergências trouxe um olhar sistêmico para os nossos processos, e nos sentimos confortáveis em ultrapassar as fronteiras da urgência e emergência, implantando melhorias no bloco cirúrgico e nos setores de internação adulta”, disse ele.

A mesma mudança foi verificada no Hospital Pelopidas Silveira, em Recife. “Hoje identificamos melhorias de processos assistenciais, aumento do giro de leitos e redução do tempo de permanência dos pacientes. Tudo isso só foi possível com o engajamento de todas as equipes, com alta liderança, para realmente mostrar que sim, é possível mudar aquela realidade que tínhamos anteriormente”, relatou Raphaela Muniz, diretora de cuidados interdisciplinares do hospital.

Parceria com o Ministério da Saúde

A metodologia Lean Healthcare foi desenvolvida pelo Ministério da Saúde em parceria com 124 hospitais públicos de todo o país, juntamente com os hospitais privados Moinhos de Vento, Beneficência Portuguesa de São Paulo e Sírio Libanês. A iniciativa faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), criado em 2009 para apoiar e aprimorar o SUS com projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada.

Em 2023, o programa reúne seis hospitais sem fins lucrativos que são referência em qualidade médico-assistencial e gestão: Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hcor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês. Essas instituições estão na vanguarda da implementação da metodologia Lean, demonstrando o poder da inovação para transformar o atendimento à saúde no Brasil.