O Ministério da Educação ganha um importante aliado na promoção da alfabetização e formação de professores voltados à educação indígena com a criação da Comissão Nacional de Avaliação e Apoio à Produção de Material Didático e Literário Indígena, ou Capema. A medida, oficializada por meio da Portaria Nº 28, publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União, visa aprimorar políticas educacionais direcionadas aos estudantes indígenas em todo o país.
Os objetivos da Comissão são abrangentes. Além de assessorar o Ministério da Educação na elaboração e acompanhamento de políticas para a alfabetização dos estudantes indígenas, a Capema trabalhará na formação contínua de professores e gestores que atuam nas escolas indígenas. Para isso, a comissão terá um papel central na promoção do diálogo entre órgãos governamentais e não governamentais, movimentos sociais, organizações indígenas e indigenistas ligadas à educação escolar indígena.
Um aspecto crucial do trabalho da Capema será estimular a produção de material didático e literário pelas próprias comunidades indígenas, por meio de programas de formação de professores indígenas. Essa iniciativa visa valorizar e preservar as línguas indígenas, assim como a variedade do português utilizado dentro das comunidades, enriquecendo o processo educacional com a diversidade cultural brasileira.
Além disso, a Comissão terá como meta a organização de bibliotecas, laboratórios de línguas, espaços de leitura e laboratórios de tradução e informática nas escolas indígenas. O objetivo é promover o acesso à informação, estimular a troca de experiências interculturais e fortalecer a prática da leitura entre crianças e jovens indígenas. Esse esforço está alinhado com a recente criação do Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares (SNBE) pelo Governo Federal, que busca expandir o número de bibliotecas escolares em todo o Brasil e garantir o acesso a um acervo mínimo de livros e materiais de ensino em cada unidade escolar.