
Em um encontro realizado em Rio Branco, no Acre, nesta sexta-feira (12), os governadores do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal (CAL) reuniram-se para discutir questões cruciais para a região. Durante o encontro, os líderes dos estados da Amazônia divulgaram uma carta pública delineando suas demandas por recursos financeiros, defesa do meio ambiente e cooperação institucional.
O presidente do CAL, o governador do Pará, Helder Barbalho, destacou a importância do aumento dos recursos provenientes do Fundo de Participação dos Estados para as regiões Norte e Nordeste, que dependem desses repasses constitucionais para compor suas receitas. Ele ressaltou o compromisso do consórcio com a agenda ambiental e a necessidade de união para superar os desafios compartilhados.
Belém mobiliza famílias para atualizar vacinação de crianças e adolescentes até setembro
Calor do Pará estraga a ração do cachorro e do gato no pote
Como guardar café e farinha para não empelotar na umidade
Quando questionado sobre a redução da área de reserva da Amazônia, Barbalho rejeitou qualquer discussão sobre o assunto, enfatizando a importância da preservação da floresta e o estímulo à produção sustentável. Ele enfatizou a viabilidade de intensificar a produção sem comprometer o meio ambiente.
O 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal reuniu diversas autoridades, especialistas e técnicos para discutir questões como combate às queimadas, desmatamento e crimes transfronteiriços. O governador anfitrião, Gladson Cameli, destacou a importância do evento para buscar soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios enfrentados pela região.
Durante o fórum, foram assinados acordos de cooperação e lançada a Plataforma Terras do Brasil, uma iniciativa destinada a agilizar o processo de regularização fundiária rural. Os participantes ressaltaram a importância da união e colaboração na resolução dos problemas da região, reconhecendo que os desafios da Amazônia transcendem as fronteiras estaduais.
Além dos governadores e representantes dos estados da Amazônia Legal, o encontro contou com a presença de autoridades federais, como os ministros Paulo Teixeira e Wellington Dias, e do secretário nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Eduardo Corrêa Tavares.
O evento também contou com a participação de representantes do Pará, incluindo secretários de Estado e autoridades responsáveis por diversas áreas de atuação, destacando o compromisso do estado em colaborar para o desenvolvimento sustentável da região amazônica.
Mais Lidas
- Vírus mata girinos, reduz em 83% reprodução de pererecas e expõe ameaça oculta na Mata Atlântica
- Bolacha amolece em minutos no calor úmido do Pará e 1 pote hermético mantém a crocância depois do forno baixo
- Ação leva mais de 400 atendimentos de saúde à zona rural de Novo Repartimento e reduz viagens das famílias
- Bolshoi chega a Belém com workshops gratuitos, seleção de talentos e três sessões esgotadas no Theatro da Paz
- Bolshoi Brasil leva Gala e Kaori ao Theatro da Paz em Belém e abre seleção para novos alunos em 2027
O Google lançou as Fontes Preferenciais: você escolhe os veículos que aparecem com prioridade. Adicione o Pará+ e garanta a nossa cobertura sempre em destaque.
⭐ Adicionar Pará+ como Fonte PreferencialComo funciona em 3 passos:
- Pesquise qualquer assunto no Google
- Toque no ⭐ ao lado de “Principais Notícias”
- Busque Pará+ e marque a caixa — pronto!




