Em uma jornada de descobertas, diretores científicos e representantes de secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) visitaram nesta quarta-feira (27) o Museu de Ciência da Amazônia (MuCA), no município de Belterra, no oeste paraense. Desde 2018, o MuCA está sendo implantado em área sob concessão da Ama Brasil, com apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).
O espaço abriga uma vasta coleção natural, resultado de mais de 15 anos de coleta de espécies pelo Instituto Butantan, além de atuar na Vila Americana, na Floresta Nacional do Tapajós e no Caranazal, conhecido como Floresta Encantada.
Temática – A visita incluiu palestras e discussões sobre questões relacionadas à conservação da Amazônia, mudanças climáticas, preservação da cultura regional e pesquisas científicas em curso. Os participantes expressaram interesse em estabelecer parcerias de pesquisa com instituições locais e apoiar iniciativas em defesa da Amazônia.
Para Marcius Gomes, representante da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, a visita foi uma oportunidade única para mergulhar nas complexidades da Amazônia e compreender seu valor inestimável para a ciência. “Sem dúvida, essa experiência representa uma organização em rede para fomentar as principais ferramentas para o desenvolvimento a partir da pesquisa e da inovação, além de destacar a nossa responsabilidade de preservar esse ecossistema crucial para o conhecimento científico”, enfatizou.
Missão – O titular da Sectet, Victor Dias, destacou a importância do MuCA e do trabalho em parceria que está sendo realizado. “A Amazônia é um dos lugares mais incríveis da Terra em termos de biodiversidade, e nossa missão é promover a pesquisa científica, a educação e a conservação. Ter diretores científicos e representantes de instituições de renome nacional visitando este espaço é uma oportunidade incrível de compartilhar conhecimento e colaborar em projetos futuros”, acrescentou.
O Fórum Nacional Consecti & Confap visa promover o debate de temas prioritários da política científica e tecnológica nacional e sobre os desafios da região amazônica. O evento é realizado pelo Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti) e pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em parceria com a Sectet e a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).