
A nova fase regional dos Jogos Abertos do Pará (Joapa) foi aberta, nesta quarta-feira (16), e reúne mais 1200 atletas em seis modalidades. O evento esportivo tem como principal característica a integração dos atletas das regiões estaduais. Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), os Jogos no município têm o apoio da prefeitura de Castanhal.
Nesta fase, são 10 municípios participantes: Benevides, Castanhal, Curuçá, Igarapé-Açú, Magalhães Barata, Macaranã, Santa Isabel, São Francisco do Pará, São Domingos do Capim e Vigia. As competições ocorrem entre os dias 16 a 20 de agosto, em seis modalidades a serem disputadas como: handebol, futebol de areia, futsal, tênis de mesa, vôlei e basquete.
“É uma honra poder retornar ao Joapa. Estive presente na primeira edição em 2003, e hoje, tenho a oportunidade de retornar, mais uma vez e representar o meu município. Como atleta, fico lisonjeada em ser beneficiada por um evento do governo do estado em prol do fomento do esporte no interior do estado”, conta Jaqueline Rodrigues, 46, atleta de vôlei de Santa Isabel.
Rede de academias pé na areia inaugura primeira unidade no norte em Belém
O Pará constrói um novo capítulo para a inclusão esportiva no Norte do Brasil
Molécula sintética reduz gordura visceral e melhora o descanso
A cerimônia de abertura ocorreu no Ginásio Poliesportivo Loiola Passarinho. O evento é um dos mais aguardados da região, pois se destaca pelo grande quantitativo de inscritos e pelo papel social nos municípios.
“Para mim, o Joapa não é só um evento esportivo. Tem um papel muito importante pra tirar o jovem da ociosidade, do mundo do crime. E como professor, me sinto privilegiado em poder ter essa oportunidade de transformar a vida de um adolescente através do esporte”, destaca o técnico de basquete do município de São Francisco do Pará, Messias Fernandes.
Durante a cerimônia, o secretário de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, destacou os investimentos que o governo vem realizado para o fomento do esporte.
“Estamos trabalhando arduamente para que mais incentivos cheguem aos nossos atletas. O esporte é uma política pública de transformação social, o Joapa é um exemplo disso. O evento une as regiões, atletas de todas as idades e modalidades. É uma grande celebração pelo esporte”, afirmou o titular da pasta de Esporte e Lazer, Cássio Andrade.
O evento contou com a presença do vice-prefeito de Castanhal, Ênio Monteiro, secretário de Esporte, Denison Ribeiro, vereadores do municípios e demais autoridades locais.
Texto de Bruna Cabral
Mais Lidas
- AGROPEC 2026: Fórum Industrial debate futuro da indústria em Paragominas
- Filhote assado com ervas amazônicas: receita fácil para um almoço especial
- Poeira voltando rápido? 7 lugares da casa que acumulam sujeira sem você perceber
- Parque Zoobotânico celebra 131 anos com trilhas em Belém
- Alecrim cheio de flores: veja como aproveitar a planta além da cozinha
O Google lançou as Fontes Preferenciais: você escolhe os veículos que aparecem com prioridade. Adicione o Pará+ e garanta a nossa cobertura sempre em destaque.
⭐ Adicionar Pará+ como Fonte PreferencialComo funciona em 3 passos:
- Pesquise qualquer assunto no Google
- Toque no ⭐ ao lado de “Principais Notícias”
- Busque Pará+ e marque a caixa — pronto!




