Casa de Saúde da Família Maria do Brazão Reabre no Curió-Utinga com Novos Serviços


A Casa de Saúde da Família Maria do Brazão, um marco na comunidade do Curió-Utinga, reabriu suas portas após uma reforma completa. A professora aposentada Raimunda Vidal, 65, uma das 10 mil pessoas que serão beneficiadas com a renovação, expressou sua satisfação: “Eu frequento esse espaço há uns oito anos e agora a casa de saúde está bonita, arrumada. Vai ajudar os profissionais que trabalham aqui a atender a gente melhor, né?”

A unidade, que homenageia a líder comunitária Maria do Brazão, foi inaugurada em 2004 e desde então não havia recebido melhorias. Agora, a Prefeitura de Belém realizou uma reforma completa, incluindo a manutenção de cobertura e forro, climatização de todos os espaços, reformas dos banheiros e cozinha, revitalização da fachada, substituição de todos os móveis e disponibilização de internet.

A revitalização da Casa de Saúde da Família é parte de um esforço maior da prefeitura para fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS) através do conceito de “APS do Futuro”. Este método busca trazer novas perspectivas para a APS, que é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

Mirtes Alcântara, Agente Comunitária de Saúde que trabalha na unidade há 12 anos, acredita que a reforma vai melhorar significativamente o atendimento à população. “O espaço anteriormente era muito ruim para acolher a comunidade. Agora, com o aumento do número de consultórios, com espaços mais adequados, as pessoas poderão ser atendidas com conforto. O que significa uma melhor qualidade de vida para a comunidade e para os funcionários”, afirma.

O secretário municipal de Saúde, Pedro Anaisse, ressalta que a reforma faz parte do Programa Família Mais Saudável, que amplia a cobertura da população atendida pelas equipes de 28% para 85%.

Durante a reinauguração, o prefeito Edmilson Rodrigues anunciou o aumento do número de equipes que atendem no local para duas, incluindo dois médicos, dois enfermeiros, dois técnicos e onze Agentes Comunitários de Saúde. Além disso, a casa também vai realizar atendimentos odontológicos, com duas equipes de saúde bucal.

“Aqui a casa se soma a outra unidade dentro do Curió, então o bairro terá nove equipes do Programa Família Mais Saudável, o que significa mais de uma dezena de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e 45 Agentes Comunitários de Saúde, visitando todas as casas do Curió, atendendo a cem por cento das famílias”, destaca o prefeito de Belém.