Nesta terça, 8, e quarta-feira, 9, Belém continua atraindo olhares do mundo inteiro. A capital paraense recebe a Cúpula da Amazônia, que conta com a presença dos oito chefes de Estado dos países membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).
O encontro acontece no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, no Marco. Ao final da Cúpula, será divulgada a Declaração de Belém, documento que vai definir a agenda regional em favor do desenvolvimento sustentável do bioma amazônico.
Recentemente, ainda na capital paraense, ocorreram os pré-eventos à Cúpula da Amazônia: Fórum das Cidades Amazônicas, dias 3 a 4, e Diálogos Amazônicos, de 4 a 6 de agosto, no Hangar. Todos os eventos ajudam na preparação da 30ª Conferência das Partes da Convenção – Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30), que teve Belém escolhida como cidade-sede, em 2025.
Durante o Fórum das Cidades Amazônicas, prefeitos e prefeitas brasileiros e dos oito países Pan-Americanos debateram, elaboraram e assinaram a Carta de Belém, que será entregue pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, ao presidente da República Brasileira, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a Cúpula.
“A Amazônia, que é floresta, é uma biodiversidade, também é o povo. Somos ainda uma região urbanizada, que necessita de políticas públicas específicas. Então, o Fórum das Cidades Amazônicas veio debater isso e redigir a Carta de Belém, onde constam os anseios das cidades amazônicas e será apresentada à Cúpula da Amazônia”, destacou o prefeito Edmilson Rodrigues.
Reunião em Belém é a quarta dos países signatários do tratado
Esta será a quarta reunião dos países signatários do tratado – a primeira desde 2009. Além dos oito países, foram convidados o Congo, a República Democrática do Congo e a Indonésia (países com florestas tropicais), São Vicente e Granadinas (país que ocupa a presidência da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos – Celac), a França (pela Guiana Francesa), a Alemanha e a Noruega (principais doadores do Fundo Amazônia).
E também representantes de bancos de fomento, como instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) – Banco dos Brics -, entre outros.
A Cúpula da Amazônia faz parte da retomada das políticas públicas para a região amazônica que vêm sendo implementadas desde a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2023, mas tem também objetivos mais amplos.
Entre eles, o fortalecimento da Organização do Tratado de Cooperação da Amazônia (OTCA) e a definição de uma posição em comum pelos países em desenvolvimento que detêm reservas florestais.
Amazônia
A Amazônia tem 6,3 milhões de quilômetros quadrados, abarcando a maior bacia hidrográfica do mundo (24 mil quilômetros de hidrovias) e que se encontra situada sobre aquele que pode ser o maior aquífero do planeta, estimado em 4 milhões de km², além de abrigar 10% de toda a biodiversidade do mundo. Deste patrimônio, cerca de 60% se encontra em território brasileiro.
Programação da Cúpula da Amazônia
Terça-feira, 8/8
Vias de acesso ao local do evento serão bloqueadas às 7h, para a chegada das autoridades, e reabertas apenas após o início das reuniões
8h25 – Chegada das delegações
Local: Hangar Centro de Convenções, entrada principal
9h – Reunião dos Chefes de Estado e de Governo dos países signatários do Tratado de Cooperação Amazônica
Local: Hangar Centro de Convenções, Auditório Central
13h30 – Almoço dos países signatários do Tratado de Cooperação Amazônica
Local: Hangar Centro de Convenções
15h – Debate Geral dos Chefes de Estado e de Governo dos países signatários do Tratado de Cooperação Amazônica
Local: Hangar Centro de Convenções, Auditório Central.
Quarta-feira, 9/8
As vias de acesso ao local do evento serão bloqueadas às 7h, para a chegada das autoridades, e reabertas apenas após o início das reuniões
8h – Chegada das delegações
Local: Hangar Centro de Convenções, entrada principal
9h30 – Foto oficial da Cúpula da Amazônia
Local: Hangar Centro de Convenções, 1º andar
9h45 – Reunião dos países signatários do Tratado de Cooperação Amazônica e convidados
Local: Hangar Centro de Convenções, Auditório Central
11h10 – Debate Geral entre os países convidados
Local: Hangar Centro de Convenções, Auditório Central
13h – Almoço dos países signatários do Tratado de Cooperação Amazônica e convidados
Local: Hangar Centro de Convenções
13h30 – Declaração à Imprensa Credenciada
Local: Hangar Centro de Convenções, Sala Pará.
Com informações também da Ascom do Itamaraty.