A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) está prestes a lançar um novo estudo dedicado à população indígena do Estado do Pará. Trata-se de uma nota técnica que visa fornecer insights valiosos sobre o contexto sociodemográfico dos povos indígenas paraenses. O lançamento está agendado para a Semana dos Povos Indígenas, durante as celebrações do Dia dos Povos Indígenas, marcado para o dia 19 de abril.
Representantes da Fapespa e da Secretaria de Estado dos Povos Indígenas (Sepi) se reuniram na manhã desta sexta-feira, 5, na sede da Fundação, para discutir detalhes do estudo e alinhar novas iniciativas de apoio à produção científica entre a população indígena. O objetivo é promover a cultura e o bem-estar dos povos indígenas na região amazônica.
Marcel Botelho, presidente da Fapespa, enfatizou a importância do envolvimento da população indígena na produção científica e no desenvolvimento de políticas públicas. Ele ressaltou que o conhecimento tradicional aliado ao método científico pode enriquecer significativamente o entendimento do contexto regional e contribuir para aprimorar políticas mais eficazes.
Por sua vez, Puyr Tembé, titular da Sepi, destacou a presença da Fapespa e de outras instituições do Governo do Estado na Semana dos Povos Indígenas como um compromisso coletivo do Estado na valorização e reconhecimento dos povos indígenas do Pará.