O projeto Fala Aqui é o novo canal de comunicação e de escuta voltado para a população e colaboradores das Usinas da Paz, e o serviço oferece escuta ativa onde a população poderá fazer reclamações, sugestões, elogios e críticas.
Por meio da manifestação, a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) poderá identificar problemas e buscar soluções, além de promover melhorias nas Usinas da Paz. A iniciativa também visa fortalecer a participação cidadã e a transparência na gestão pública.
Para o secretário de Cidadania, Igor Normando, a iniciativa é fundamental para estreitar os laços com a população, garantindo que cada voz seja ouvida. “Através do Fala Aqui, poderemos mapear as principais questões da comunidade e agir de forma eficiente para solucionar problemas e atender às demandas. Nosso objetivo é construir um ambiente inclusivo e participativo, onde todos se sintam parte integrante do processo de transformação social. Contamos com a colaboração dos moradores e colaborados da UsiPaz”, ressaltou o titular da Seac.
Foto: Marília Sousa (Nucom/Seac)
O Fala Aqui está disponível de forma gratuita e por meio de formulários impressos, disponíveis ao lado da urna, em cada recepção das Usinas da Paz, ou de forma eletrônica, através do e-mail [email protected]. Todas as manifestações recebidas serão registradas e encaminhadas para as equipes responsáveis, que terão um prazo para analisar e responder cada demanda. O objetivo é proporcionar um atendimento rápido e eficiente, garantindo a satisfação dos frequentadores dos serviços oferecidos pelas Usinas da Paz.
O diretor de Redes Locais de Cidadania da Seac e criador do projeto, Oswaldo Coelho, destaca que a ouvidoria tem como visão estratégica contribuir para o aperfeiçoamento do controle social e acesso à informação. “O Fala Aqui é reconhecido como um canal efetivo de comunicação com a cidadania. Atuando como uma entidade de fomento ao controle social e transparência, essa ferramenta age com integridade, respeitando leis, princípios morais e as regras do bem proceder. Valorizando cada anseio do público interno e externo, ela garante transparência e o cumprimento da lei de acesso à informação”, explicou o diretor.
A recepcionista da UsiPaz Prof. Amintas Pinheiro, Malena Rosa de Sousa, acredita que o Fala Aqui, trará grandes benefícios, especialmente para quem trabalha no atendimento do complexo. “Muitas vezes recebemos reclamações e não sabemos como responder, mas com a implementação do canal da ouvidoria, tudo será muito melhor. Foi uma maravilha para nós, da recepção, ter esse serviço, pois os usuários terão um local onde podem reclamar e serão ouvidos, recebendo as respostas que precisam”, disse Malena.
Foto: Marília Sousa (Nucom/Seac)
A dona de casa e frequentadora da UsiPaz Cabanagem, Shirley Lobo, conheceu o projeto e aprovou a iniciativa. “Achei muito bom, porque eles querem ouvir a comunidade. A partir de hoje vou começar a dar minha opinião, apesar de só ter boas coisas para falar aqui da UsiPaz”, ressaltou a moradora.
A secretária adjunta Alessandra Amaral ressaltou a relevância do projeto. “Estaremos disponíveis para ouvir todas as demandas. Não apenas reclamações, mas também sugestões de melhorias, assim como entender o que está acontecendo com os servidores e o que precisa ser aprimorado para que eles possam desempenhar melhor o seu trabalho e servir a população de forma mais eficiente. Com certeza, isso contribuirá para fortalecer ainda mais as políticas públicas e promover a cidadania nas Usinas da Paz”, disse Alessandra.