UsiPaz Cabanagem e do Bengui encerram programação de Colônia de Férias


Foi realizado, nesta quinta-feira (20), o encerramento da Colônia de Férias das UsiPaz Cabanagem e Pe. Bruno Sechi, no Bengui. A iniciativa é da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (SEAC) e teve objetivo de garantir lazer e aprendizado lúdico para as crianças e adolescentes neste período de férias escolares.

Foram duas semanas intensas de atividades para as crianças e adolescentes. Elas aproveitaram as férias para tomar banho de piscina, jogar futsal, argola, polo aquático, e, ainda bricar de queimada, amarelinha, pintura facial, videogame, com direito a sessão de cinema e peças de teatro.

A coordenadora interina da fundação ParáPaz, Vanderleia Gonçalves, enfatizou a importância do projeto na promoção de vivências sociais. “É de grande importância, ao agregar as crianças da comunidade e trazer benefícios de interação com a mente em brincadeiras, nos desenhos, como também nos jogos”, disse Vanderleia.

 Alana Brás levou o filho Arthur, de 8 anos, e diz que gosta de ver a criança interagindo com outras crianças nas brincadeiras
Alana Brás levou o filho Arthur, de 8 anos, e diz que gosta de ver a criança interagindo com outras crianças nas brincadeirasFoto: Amicia Ellen (Nucom/Seac)

A promotora de vendas, Alana Brás, levou o filho, Arthur Brás, de 8 anos, para a colônia de férias, no complexo do Bengui. Ele aproveitou o último dia das atividades na Colônia de Férias. “Para mim, como mãe, é ótimo ver ele interagindo, participando das oficinas e das brincadeiras que a Usina da Paz está oferecendo. Ele está amando, em casa ele fica ocioso e aqui consegui tirar ele da frente da televisão e do computador para aproveitar mais como criança”, ressaltou Alana.

Moradora, Elaine Cristine: Meus filhos tiveram essa oportunidade, por isso somos privilegiados.
Moradora, Elaine Cristine: “Meus filhos tiveram essa oportunidade, por isso somos privilegiados”. Foto: Matheus Maciel (Nucom/Seac)

A moradora do bairro da Cabanagem, Elaine Cristine, 44 anos, teve a oportunidade de inscrever o filho e acompanhar as atividades “Nem todo mundo tem condições de sair para as férias, a maiorias das crianças são filhos de pais desempregados e não tem a oportunidade de participar de uma Colônia de Férias. Meus filhos tiveram essa oportunidade, por isso somos muito privilegiados”, contou Elaine.

Estudante, Luis Pedro, de 15 anos: A gente aprendeu a cultura de vários esportes, como o sumô, o handebol , disse ele
Estudante, Luis Pedro, de 15 anos: “A gente aprendeu a cultura de vários esportes, como o sumô, o handebol” , disse ele Foto: Matheus Maciel (Nucom/Seac)

Quem curtiu bastante a programação foi o Luis Pedro, de 15 anos, que também aproveitou para conhecer outros esportes. “Infelizmente, eu não pude viajar com a minha família para outros lugares. Então, foi uma boa oportunidade para eu me divertir. A gente aprendeu a cultura de vários esportes diferentes, como o sumô, o handebol, que eu nunca pensei que um dia eu ia praticar, e graças a UsiPaz percebi a importância desses esportes”, disse Luis.

Foto: Matheus Maciel (Nucom/Seac)

O secretário de Cidadania, Igor Normando, ressaltou a relevância da iniciativa que ao mesmo tempo proporciona boas experiências, vivências sociais e diversão. “A Colônia de Férias é uma oportunidade única para as crianças dos territórios da Cabanagem e Bengui. É um momento de diversão, aprendizado e socialização, promovendo o desenvolvimento integral dessas crianças. Estamos muito satisfeitos com os resultados e com o impacto positivo que esse projeto tem nas comunidades”, enfatizou o titular da Seac.

Texto de Matheus Maciel e Amicia Ellen sob supervisão de Aline Seabra / Nucom Seac