A Universidade do Estado do Pará (Uepa) deu um passo significativo na educação inclusiva com o lançamento de um curso de pós-graduação pioneiro em Transtorno do Espectro Autista (TEA). A aula inaugural ocorreu nesta sexta-feira (24), com a participação online de representantes da Gestão Superior, Gestão do Centro de Ciências Sociais e da Educação (CCSE), e do poder municipal.
A coordenadora do curso, Profa. Ma. Scheilla Abbud, conduziu uma palestra sobre o tema. Este curso é a primeira especialização pública e gratuita em TEA no Pará, com 300 matrículas distribuídas em Belém, Marabá e Santarém. A iniciativa atende à Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, instituída pela Lei 12.764/2012, à Lei Brasileira de Inclusão Nº13.146/20215, bem como à Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, instituída pela Lei nº 9.6061/2020.
A sétima turma do curso, com 40 vagas, começou hoje em Parauapebas, que faz parte da região do sudeste paraense. A cerimônia de abertura contou com a presença da titular da Diretoria de Desenvolvimento e Ensino (DDE) da Uepa, Profa. Dra. Ana Kely Martins da Silva, o diretor do CCSE, Prof. Dr. Anderson Maia, e o secretário de Educação de Parauapebas, José Leal Nunes.
O curso visa consolidar conhecimentos sobre as características das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, sua condição clínica, potenciais de desenvolvimento, com ênfase na compreensão de abordagens pedagógicas, terapêuticas, assistencial e do direito, necessárias para a efetiva inclusão desse indivíduo, segundo os princípios de atenção integral ao TEA.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 1% da população mundial tenha autismo. Embora não seja possível quantificar com precisão, o Pará apresenta, como outros estados brasileiros, alta taxa de prevalência de pessoas autistas, que necessitam de atenção adequada. A implantação desta especialização é um impulso para o processo de avanço científico e de posicionamento da Universidade do Estado do Pará no que tange à discussão das questões de ordem social e de atenção aos direitos da pessoa com TEA.
O governador do Pará, Helder Barbalho, afirmou recentemente, durante o Talks COP30, em Brasília, que…
Belém ganhou um novo espaço dedicado à cultura, à inovação e à economia criativa. Neste…
Enquanto o mundo converge para a COP30 em Belém, uma ação de impacto social ganha…
Na manhã desta terça-feira, Belém amanheceu com uma via transformada: a Avenida Duque de Caxias…
A capital paraense assume este mês um protagonismo incomum: a COP30, sediada em Belém, transforma…
O estado do Pará assumiu um papel de destaque na agenda ambiental ao marcar presença…
This website uses cookies.