Avanço Inclusivo: Uepa Lança Curso Pioneiro em Autismo
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) deu um passo significativo na educação inclusiva com o lançamento de um curso de pós-graduação pioneiro em Transtorno do Espectro Autista (TEA). A aula inaugural ocorreu nesta sexta-feira (24), com a participação online de representantes da Gestão Superior, Gestão do Centro de Ciências Sociais e da Educação (CCSE), e do poder municipal.
A coordenadora do curso, Profa. Ma. Scheilla Abbud, conduziu uma palestra sobre o tema. Este curso é a primeira especialização pública e gratuita em TEA no Pará, com 300 matrículas distribuídas em Belém, Marabá e Santarém. A iniciativa atende à Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, instituída pela Lei 12.764/2012, à Lei Brasileira de Inclusão Nº13.146/20215, bem como à Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, instituída pela Lei nº 9.6061/2020.
A sétima turma do curso, com 40 vagas, começou hoje em Parauapebas, que faz parte da região do sudeste paraense. A cerimônia de abertura contou com a presença da titular da Diretoria de Desenvolvimento e Ensino (DDE) da Uepa, Profa. Dra. Ana Kely Martins da Silva, o diretor do CCSE, Prof. Dr. Anderson Maia, e o secretário de Educação de Parauapebas, José Leal Nunes.
O curso visa consolidar conhecimentos sobre as características das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, sua condição clínica, potenciais de desenvolvimento, com ênfase na compreensão de abordagens pedagógicas, terapêuticas, assistencial e do direito, necessárias para a efetiva inclusão desse indivíduo, segundo os princípios de atenção integral ao TEA.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 1% da população mundial tenha autismo. Embora não seja possível quantificar com precisão, o Pará apresenta, como outros estados brasileiros, alta taxa de prevalência de pessoas autistas, que necessitam de atenção adequada. A implantação desta especialização é um impulso para o processo de avanço científico e de posicionamento da Universidade do Estado do Pará no que tange à discussão das questões de ordem social e de atenção aos direitos da pessoa com TEA.