Iniciativa Giga pretende melhorar sistema de informação e infraestrutura no país; primeira fase do projeto contribuirá com geolocalização das escolas para otimizar conectividade; processo envolve imagens de satélite e algoritmos treinados para identificar unidades de ensino em áreas remotas.
Um projeto global que usa imagens de satélite e algoritmos de visão computacional para identificar e geolocalizar escolas sem acesso à internet está sendo implementado no Brasil. A iniciativa, chamada Giga, é uma parceria entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, e a União Internacional de Telecomunicações, UIT.
O objetivo é apoiar o governo brasileiro a cumprir a meta de conectar todas as escolas do país até 2026. Segundo o censo escolar de 2022, cerca de 21,8 mil unidades de ensino ainda não têm internet. A falta de conectividade prejudica o aprendizado dos estudantes, especialmente em áreas remotas.
O especialista em Conectividade e Educação do Unicef no Brasil, Jardiel Nogueira, explica que o projeto Giga vai ajudar a melhorar o planejamento das políticas de infraestrutura, seja de fibra, de torre, de rádio, de bases, de celular ou de satélite.
“Um dos principais resultados, uma das principais vantagens que a gente enxerga nesse projeto é a gente ter melhores condições de planejamento de expansão de infraestrutura, seja de fibra, de torre, de rádio, de bases, de celular, de satélite”.
Para isso, o projeto usa um modelo algorítmico que analisa imagens de satélite para reconhecer o que seria um padrão de escola em um determinado país e assim determinar a localização exata das escolas. Nogueira afirma que muitas vezes as bases oficiais dos governos têm informações imprecisas de latitude e longitude.