Transformação Digital na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas)


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) do Pará, sob a gestão do governador Helder Barbalho, está passando por um processo de transformação digital. Este ano, o órgão implementará o Centro de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico no Pará (CITSEMAS), um projeto que visa incrementar a gestão por meio da integração e melhoria na eficiência de processos de monitoramento e regularização ambiental.

A Inovação no CITSEMAS

O CITSEMAS tem como objetivo trazer mais agilidade, transparência e rastreabilidade às ações da Semas. A integração da base de dados da Semas, que opera diariamente com atividades como licenciamento, fiscalização ambiental, gestão florestal, além do Cadastro Ambiental Rural (CAR), será feita com o apoio da Fundação Guamá.

A infraestrutura de tecnologia envolverá softwares, aplicativos e sistemas específicos, garantindo que as inovações tecnológicas já implantadas, como o CAR Automatizado, e as novas soluções que ainda serão implementadas sejam consolidadas e tenham suporte garantido para a manutenção e aperfeiçoamento.

Parceria com a Fundação Guamá

A Fundação Guamá, gestora do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, estará conectada à iniciativa por serviços especializados de empresas e laboratórios instalados no ambiente. Esta parceria visa garantir a continuidade e a manutenção desse amplo processo de transformação digital que a Semas está promovendo.

Eficiência, Segurança e Rapidez

O CITSEMAS, que vai trazer um investimento de mais de R$ 8 milhões em sua implementação e execução das ações, concentrará soluções inovadoras baseadas em conhecimento científico, tecnológico e gestão estratégica. A iniciativa concentrará serviços e processos digitais mais eficientes para atender demandas da Semas, e assim, firmar uma cultura de inovação na administração pública de meio ambiente e sustentabilidade.

Além disso, desenvolver soluções inovadoras de transparência, segurança da informação e fiscalização para processos internos do Governo do Pará na área ambiental estão entre os objetivos do projeto.

Impactos

A criação do CITSEMAS é importante para o cumprimento de metas previstas no Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA), que possui componentes transversais como comunicação, clareza de dados, tecnologia da informação, pesquisa. Os sistemas que atendem o plano necessitam de hardware e software capazes de sustentar o funcionamento dos serviços.

A Fundação Guamá está bastante entusiasmada em contribuir com a Semas no tema de Gestão da Inovação, levando para a secretaria sua experiência com o Selo Guamá de Gestão da Inovação, uma metodologia ágil voltada a disciplinar a inovação em órgãos públicos e empresas privadas. Além disso, vai conectar as empresas e laboratórios da área de Tecnologia da Informação, Inteligência Artificial e Eletrônica residentes no PCT Guamá para atender as demandas do CITSEMAS, de forma integrada e inovadora.