O “VI Encontro Estadual de Atenção Domiciliar, com o tema “Avanços e desafios pelo Pará”, foi aberto nesta quinta-feira (17), em Belém. O objetivo é promover capacitação técnico-científica sobre temas referentes aos avanços e à expansão no Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), também conhecido como Programa Melhor em Casa, em que os pacientes são atendidos por uma equipe multiprofissional, em visitas regulares às residências dos pacientes que não conseguem se deslocar até as unidades de saúde para o tratamento.
O encontro é realizado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual do Programa Melhor em Casa e Coordenação Estadual Saúde do Idoso. Desse evento realizado no auditório do Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (Unifamaz), participam, além das equipes da Sespa, integrantes das secretarias de Saúde dos municípios da Região Metropolitana de Belém.
Na abertura da atividade, o coordenador estadual do Programa Melhor em Casa pela Sespa, Paulo Sérgio Rabelo, destacou os temas debatidos durante os dois dias de trabalho e a importância de se atuar alinhado com os demais entes federativos.
“A proposta é sensibilizar a implantação em outros municípios e, ao mesmo tempo, promover uma troca de experiências entre os profissionais que já atuam no cotidiano do programa, e reconhecer o trabalho das equipes”, disse Paulo Sérgio.
O coordenador estadual destacou que o Programa ameniza as demandas hospitalares de média e alta complexidade, objetivando a desospitalização e a alta programada, evitando intercorrências ou agravamento de quadros clínicos por conta do trabalho desenvolvido pelas equipes do “Melhor em Casa”.
Participam do encontro a coordenadora-geral de Atenção Domiciliar do Ministério da Saúde, Mariana Borges Dias. Ela ressaltou a importância de se esclarecer o papel da reabilitação dentro do Programa, que conta com o apoio das Redes de Apoio à Saúde (RAS) na transição do cuidado do paciente desospitalizado e/ou crônico agudo.
A abertura do encontro nesta quinta-feira contou ainda com a participação da diretora técnica da Sespa, Carla Figueiredo; do coordenador estadual de Saúde do Idoso, Amujacy Vilhena; e do psicólogo Guilherme Moura, o primeiro coordenador do programa Melhor em Casa na Sespa, hoje presente em 61 municípios paraenses já habilitados.
No encontro também estão sendo promovidos debates que abordam a importância do Programa na região, os avanços científicos e tecnológicos, o perfil do usuário do “Melhor em Casa” e as particularidades dos pacientes do Programa no Pará.
SERVIÇO
VI Encontro Estadual de Atenção Domiciliar: 17 e 18 de agosto, no auditório do Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (Unifamaz), na avenida Visconde de Souza Franco, no bairro do Reduto, em Belém.