SESMA Belém: Vacinação contra a Gripe termina dia 29 de Fevereiro


 

A Campanha de Vacinação contra a Influenza, exclusiva para a Região Norte, está prestes a terminar. Desde 13 de novembro de 2023, a população paraense tem acesso à vacina. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) de Belém tem trabalhado incansavelmente para facilitar o acesso ao imunizante, mantendo todas as salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital e distritos abastecidos. No entanto, muitos ainda não receberam a dose de proteção.

Cleise Soares, enfermeira da coordenação de Imunizações da Sesma, explica: “Promovemos várias ações em todo o município de Belém durante a campanha. Além das UBS, contamos com o apoio de universidades parceiras que disponibilizaram a vacina. Montamos pontos estratégicos em shoppings e praças em vários finais de semana e promovemos o Dia D de vacinação contra a Influenza em Belém, em dois momentos, durante a campanha. No entanto, a meta ainda está longe de ser alcançada”.

Desde 4 de janeiro, a vacina contra a gripe foi liberada para toda a população com mais de seis meses de idade. O imunizante está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Em Belém, as salas de vacina estão prontas para receber aqueles que ainda não foram vacinados.

Cobertura Vacinal Insuficiente

Até segunda-feira, 26 de fevereiro, após mais uma grande ação de vacinação realizada pela Prefeitura nos shoppings da capital, apenas 141.949 pessoas foram vacinadas contra a gripe em Belém, alcançando uma cobertura vacinal de 20,09% da população. A maior cobertura está entre os idosos (25,80%) e crianças (18,16%). Os professores atingiram a cobertura de apenas 8%. Gestantes e puérperas tiveram a menor cobertura entre os grupos prioritários, com 3,93% e 4,83%, respectivamente.

Fim da Campanha

A campanha terminará na quinta-feira, 29 de fevereiro, e a partir de 1º de março, não haverá mais doses disponíveis para vacinação nas UBS de Belém.

Cleise reforça que a vacinação é a melhor forma de prevenir a gripe e o agravamento da doença. “A vacina contra a influenza é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. É importante lembrar que é uma vacina de campanha, que não fica disponível na rede”, enfatiza Cleise.

Vacina Influenza Trivalente

A vacina de 2023, produzida pelo Butantan e oferecida pelo SUS, protege contra três vírus respiratórios: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. Ela contribui para reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população-alvo para vacinação na região norte.

Mudança

Devido às diferenças na sazonalidade da Influenza no Brasil e considerando o ciclo de chuvas intensas na Região Norte, conhecido como inverno amazônico, o Ministério da Saúde decidiu separar a vacinação contra o vírus na região. Assim, a campanha, que normalmente é realizada no primeiro semestre em todo o Brasil, em 2024 passará a acontecer no segundo semestre para a população do norte do país.

Onde encontrar as vacinas contra a Influenza:

  • Todas as unidades básicas de saúde de Belém, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
  • Faculdades, das 9h às 17h:
    • Unifamaz (avenida Visconde de Souza Franco, 72, Reduto);
    • Fibra (avenida Gentil Bittencourt, 1.144, Nazaré);
    • Unama Alcindo Cacela (Av. Alcindo Cacela, 287; Umarizal);
    • Escola de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (Uepa).