A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) deu início a um seminário sobre o Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE) para divulgar os resultados de desempenho escolar de 2023, recentemente lançados na plataforma oficial. O evento começou na segunda-feira (24) e continua nesta terça-feira (25), com o objetivo de apresentar a nova plataforma a 80 representantes das Diretorias Regionais de Ensino (DRE) da Região Metropolitana de Belém (RMB), além de analisar índices que permitam traçar estratégias assertivas voltadas às necessidades dos estudantes.
Pela primeira vez, crianças do 2º e 3º ano do ensino fundamental, matriculadas na rede estadual e nas redes municipais, passaram por uma avaliação de leitura. Essa iniciativa visa aumentar a quantidade de informações sobre a qualidade do ensino no estado e reforçar o compromisso do Governo do Pará com a alfabetização na idade certa.
Enfatizando a Importância dos Dados
“O quão importante é esse momento para nós. Agora, é o momento de enxergarmos os dados mais consolidados. Nós, brasileiros, temos a expertise em avaliar muito bem, mas precisamos transcender. Para isso, além da avaliação, precisamos compreender bem os dados e os resultados, mas especialmente ter a capacidade de fazer intervenções corretas com foco adequado, para que haja uma transformação real no processo de ensino-aprendizagem nas nossas escolas”, destacou Júlio Meireles, secretário adjunto de Educação Básica.
Detalhes do Seminário
No primeiro dia do evento, os participantes aprenderam os passos básicos para acessar a plataforma, além de receberem explicações sobre o sistema de avaliação. Também foi apresentada a coleção de divulgação e apropriação de resultados da plataforma, que consiste em boletins pedagógicos do estado, criados a partir dos resultados das avaliações, funcionando como instrumento de pesquisa. O seminário também abordou indicadores contextuais e o monitoramento da qualidade da educação.
Novidades e Ferramentas Inovadoras
Uma das inovações da plataforma é a ferramenta “Ideias Inspiradoras”, que reúne sugestões de profissionais envolvidos com a avaliação no Pará. Essa funcionalidade visa compartilhar experiências e estratégias de desempenho, promovendo a socialização de projetos e diálogos entre os educadores.
“Este é o momento de trazer os resultados, se apropriar deles e fazer a diferença na vida dos nossos alunos. É importante divulgar, mas é essencial entender esses dados para pensar em planejamento e replanejamento de forma mais assertiva e direcionada”, afirmou a professora Luciana Bortolucci, da equipe de desenvolvimento profissional do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed/UFJF). A instituição, em parceria com a Seduc, é responsável por todo o processo de avaliação, incluindo a elaboração da matriz de referência, testes, processamento dos cadernos de provas e divulgação dos resultados.