Ronda fluvial reforça segurança náutica e dos ribeirinhos em ilhas, terminais e trapiches de Belém


Visando à segurança da população ribeirinha, dos restaurantes localizados nas ilhas, e ainda das orlas, terminais e trapiches municipais, a Prefeitura, por meio da Guarda de Belém, intensificou a ronda fluvial durante o período das férias escolares.

O serviço de rondas preventiva e ostensiva é desenvolvido de quinta-feira a domingo, de todo o mês julho, dias em que o fluxo náutico aumenta, na Baía do Guajará, rio Guamá e furos de Belém.

Segundo o inspetor Elton Moura, coordenador da Inspetoria Especial de Ações Táticas, setor responsável pela embarcação, o patrulhamento inibe crime e delitos. “A Nossa patrulha é preventiva, educativa e comunitária, e ostensiva quando necessário. A ronda fluvial da GMB percorre os pontos turísticos Ver-o-Rio, Ver-o- Peso, Estação das Docas, trapiche de Icoaraci e embarque e desembarque de travessias para as ilhas do Terminal Hidroviário Ruy Barata e segue para as escolas municipais, unidades de saúde e restaurantes que ficam localizados nas ilhas Grande e do Combu”, detalhou Elton.

Conforme o inspetor, as ações são integradas com as forças do Governo do Estado. “Entre as determinações, das ações integradas com a Capitania dos Portos e Secretaria de Segurança Pública é de controlar o tráfego, a velocidade, manobras perigosas, o uso do colete salva-vidas e a lotação das embarcações”, complementou Elton.

A ação de patrulhamento fluvial segue até o dia 30 de julho.

Texto: Thais Veiga