As escolas Nestor Nonato e Abel Martins, localizadas em Belém, destacaram-se recentemente na Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto Açaí (MCTIA), um evento de reconhecimento internacional focado em inovação e sustentabilidade na educação.
Projetos Vencedores
O projeto “Cadeira de rodas sustentável: uma experiência entre robótica e educação ambiental” da escola Nestor Nonato ganhou o primeiro lugar na categoria de Engenharia do ensino fundamental. Este projeto é um protótipo de cadeira de rodas feito com materiais reciclados e controlado por um celular acoplado ao capacete do usuário, que faz a cadeira se mover de acordo com o movimento da cabeça.
Por outro lado, a escola Abel Martins ficou em terceiro lugar na mesma categoria com o projeto “Robótica sustentável na escola Abel Martins: reutilizar, produzir e aprender”. Este projeto surgiu da necessidade de sensibilizar a comunidade da ilha sobre o reaproveitamento do lixo.
Ambos os projetos fazem parte do programa de robótica sustentável, desenvolvido nas salas de informática das escolas municipais pela Prefeitura de Belém, através do Centro Educacional de Inovação Tecnológica e Computacional (Cetec), vinculado à Secretaria de Educação (Semec).
Impacto na Comunidade
Estes projetos não só proporcionam uma experiência prática de aprendizagem para os alunos, mas também têm um impacto significativo na comunidade local. A cadeira de rodas sustentável, por exemplo, foi idealizada pelos próprios alunos da escola Nestor Nonato, depois de perceberem a dificuldade de locomoção enfrentada pelos cadeirantes em sua comunidade.
Além disso, a aluna do 7º ano, Lanna Evelyn dos Santos Siqueira, que tem Transtorno do Espectro Autista, expressou a importância de conscientizar as pessoas sobre a inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência.
Reconhecimento Nacional
Além das conquistas locais, a Escola Municipal Nestor Nonato também obteve reconhecimento nacional, conquistando duas credenciais para apresentar o projeto em eventos de ciência e tecnologia em 2024.
Estes projetos demonstram o poder da robótica sustentável na educação, não só em termos de proporcionar uma experiência de aprendizagem prática para os alunos, mas também em termos de ter um impacto positivo na comunidade local. Eles são um exemplo inspirador de como a tecnologia pode ser usada para resolver problemas reais e fazer a diferença na vida das pessoas.