O Governo do Pará foi premiado internacionalmente com o Programa “Por Todas Elas”, uma iniciativa que já impactou cerca de 50 mil mulheres em diferentes municípios do estado em apenas sete meses. O projeto, lançado em março de 2024, visa promover o empoderamento feminino por meio de políticas sociais, apoio ao empreendedorismo e diversos serviços voltados à saúde e bem-estar. O Pará foi o único estado brasileiro a ser reconhecido globalmente por essa ação inovadora.
Representando o Estado na cerimônia de premiação, realizada nesta quarta-feira (02) em Barcelona, na Espanha, a vice-governadora Hana Ghassan destacou a relevância do programa para a vida das mulheres paraenses. “É uma honra estar aqui em nome das mulheres do Pará. O ‘Por Todas Elas’ é um projeto que vai além dos serviços médicos, odontológicos e jurídicos, e também oferece serviços que elevam a autoestima e fortalecem a mulher em várias esferas, inclusive na política e na sociedade. Ele reforça que o lugar da mulher é onde ela quiser estar”, ressaltou Hana.
A premiação foi parte da 9ª edição do Regional Best Practice Award, promovida pela Organização de Regiões Unidas (ORU Fogar) em colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Além do Pará, outras duas iniciativas foram reconhecidas: uma de Córdoba, na Argentina, e outra de Manabí, no Equador. A honraria é destinada a projetos que incentivam o desenvolvimento pessoal e são implementados por governos regionais em diversas partes do mundo.
Ao longo de 2024, o “Por Todas Elas” percorreu 11 municípios do Pará, oferecendo, além de atendimentos médicos e odontológicos, serviços como orientação jurídica, palestras educativas e ações que promovem a autoconfiança das participantes. O programa tem como principal objetivo transformar a vida das mulheres, criando um ambiente de apoio, cuidado e reconhecimento de seus direitos e potencial.
Com uma abordagem transversal, o programa envolve diferentes órgãos do governo para proporcionar um atendimento completo às mulheres, reforçando a mensagem de respeito, cuidado e valorização. O reconhecimento internacional marca o impacto transformador do “Por Todas Elas” e o coloca como exemplo de iniciativa pública que fortalece a participação feminina na sociedade.