A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) São João Paulo II foi inaugurada na manhã desta segunda-feira, 21, no bairro da Pratinha I, tornando-se mais uma ferramenta para a garantia do direito à educação das crianças da área. A construção da instituição escolar é resultado da parceria entre a Prefeitura de Belém e a construtora Porte Engenharia, que adquiriu o terreno, construiu o prédio e repassou para a administração do município. O termo de doação do prédio foi assinado durante a inauguração.
“Esta é a segunda escola que construímos e doamos para a Prefeitura, aumentando o nosso alcance com projetos sociais. Estamos felizes com essa parceria”, afirmou o diretor da Porte Engenharia, Ernani Guilhon.
A EMEI São João Paulo ll vai abrigar os alunos remanejados da antiga UEI São José, que funcionava em um prédio alugado no mesmo bairro. Com a nova unidade de ensino, será ampliado o número de vagas para a Educação Infantil, que passa de 60 para 116 vagas de crianças, com idade entre 1 e 5 anos.
Unidades de ensino
Desde o início da atual gestão, 89 unidades educativas estão passando por processo de construção ou reforma, sendo que 59 dessas já foram finalizadas e entregues para a população.
Para o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, a inauguração da nova escola representa um momento significativo de grande alegria. “O sonho passa a ser realidade com essa parceria feita com a Porte Engenharia, que entrega um prédio próprio para a antiga escola São José, que funcionava em prédio alugado, mas com o quadro de professores muito competente”, destacou o prefeito.
Infraestrutura – A EMEI São João Paulo II conta com cinco salas de aula, refeitório, capela, jardim interno, área de lazer, banheiros adaptados e secretaria para melhor atender a comunidade escolar. “As famílias e nós funcionários estamos muito felizes com essa nossa conquista. Agora, podemos chamar a escola de nossa. Nós todos estamos realizados com esse lugar”, declarou a diretora da escola, Wanessa Rabelo.
O sentimento de realização é partilhado entre os pais e responsáveis das crianças matriculadas na EMEI, como é o caso da doméstica Ana Lúcia Nascimento, que tem três netos matriculados na unidade, entre eles, o pequeno Enzo Gabriel, de 4 anos de idade. “A inauguração dessa escola, ofertando mais vagas, vai ser muito bom pra várias mães daqui do bairro, porque elas não têm com quem deixar os filhos. A escola está linda e temos que cuidar dela para que continue assim”, enfatizou Ana Lúcia.
Participaram ainda da inauguração do prédio escolar, a secretária municipal de Educação (Semec), Araceli Lemos; equipe técnica da Semec, lideranças comunitárias e o bispo auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, que celebrou a cerimônia de bênção da escola.