Nesta semana, Belém e região metropolitana recebem o Hacklab Volante, um micro-ônibus adaptado que mistura ateliê, oficina, galeria de arte, museu de engenhocas e feira de ciências itinerante. O projeto é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com apoio da Prefeitura de Belém.
Interação
O público poderá conhecê-lo gratuitamente, interagindo com seu acervo de arte multimídia e gambiarras, até o dia 24 de novembro, em espaços de Belém, Ananindeua e dos distritos de Icoaraci e Mosqueiro, oferecendo oficinas a estudantes de escolas públicas e visitas ao “busão”.
As visitas serão guiadas por monitores que apresentarão os conceitos científicos e artísticos das obras. Elas duram em torno de 10 minutos e são feitas em grupos de 6 a 8 pessoas. A exposição conta com quase 20 obras de nove artistas, como Fred Paulino, artista visual, curador e idealizador do projeto; os também mineiros Marcelo Kraiser e Sara Lana; o paulista Arthur Joly; e o argentino Jorge Crowe, entre outros.
Além das obras em exposição, o projeto leva conteúdos educativos, experiências eletrônicas, incentivo ao uso de fontes de energia sustentável e demonstrações de funcionamento de materiais eletroeletrônicos e manejo de ferramentas.
Belém
“Escolhemos a região, porque foi onde o projeto menos chegou nesta trajetória de 15 anos. E aí não tem como falar do Norte do país, sem falar de Belém, que é uma capital que tem uma cultura riquíssima e tem muita representatividade em toda a região, principalmente porque estão acontecendo muitas coisas aqui, sendo um momento de grande fertilidade da cena cultural do Pará. Estamos muito felizes em passar pela cidade”, diz Fred Paulino, idealizador do projeto .
Oficinas
Também fazem parte do Hacklab Volante os “Businhos”, oficinas de iniciação à eletrônica e ao design de produtos. Em Belém, a atividade educativa vai acontecer em escolas municipais do município, com estudantes do 3º ao 5º ano. A metodologia adotada estimula a criatividade e o espírito inventivo dos participantes, com construção e customização de um adereço em formato de ônibus, contendo LED’s pisca-pisca e componentes eletrônicos.
Turnê
A turnê do Hacklab Volante teve início em Minas Gerais e já passou pelo Maranhão até chegar em terras paraenses, onde passou pelos municípios de Tucumã, Canaã dos Carajás, Parauapebas, Marabá e vai se encerrar na Grande Belém.
Programação
- Icoaraci
13/11 – segunda
Oficina voltada aos alunos
Escola Municipal de E.F. Profº Alfredo Chaves
Endereço: R. Dois de Dezembro – Cruzeiro
14/11 – terça
Visitação aberta ao público
Praça da Matriz
8h às 11h
16h às 19h
- Ananindeua
16/11 e 17/11 – quinta e sexta
Visitação aberta ao público
Usina da Paz Icuí-Guajará
15h às 21h
- Belém
19/11 – domingo
Visitação aberta ao público
Ver-o-Rio
16h às 22h
20/11 – segunda
Oficina voltada aos alunos
Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Honorato Filgueiras
Endereço: Tv. de Breves, 660 – Jurunas
22/11 – quarta
Visitação aberta ao público
Praça da República – Theatro da Paz
8h às 11h
16h às 19h
- Mosqueiro
23/11 – quinta
Oficina voltada aos alunos
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Profº Abel Martins e Silva
24/11 – sexta
Visitação aberta ao público
Praça da Vila
8h às 11h
16h às 19h