Neste sábado, 8 de junho, a Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), promove o Dia D de vacinação contra a poliomielite. Este evento é parte de uma campanha nacional visando aumentar a cobertura vacinal na cidade, garantindo a proteção das crianças contra essa grave doença.
A cerimônia oficial de abertura será realizada na Casa de Saúde da Família da Condor, na Rua Lauro Malcher, às 9h. Estarão presentes o prefeito Edmilson Rodrigues, o secretário municipal de Saúde Pedro Anaisse, e a coordenadora de Imunização de Belém, Nazaré Athayde.
Durante todo o dia, Belém estará equipada com cerca de 175 postos de vacinação distribuídos pelos 72 bairros da cidade. Locais estratégicos como os shoppings Pátio Belém e Grão Pará estarão aplicando as vacinas das 10h às 17h. Uma unidade móvel também estará disponível na Aldeia Cabana, das 8h às 14h, facilitando o acesso para a comunidade local.
A Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) Doutor Camillo Vianna também participará da ação, levando a vacina para as crianças das regiões insulares de Belém.
Mais de 1.800 profissionais de saúde estarão envolvidos na campanha, incluindo coordenadores, apoiadores logísticos, gerentes de unidades, supervisores, vacinadores e registradores.
“Estamos intensificando nossos esforços para garantir a imunização de todas as crianças. Esta é uma oportunidade crucial para proteger nossos filhos de uma doença que pode causar paralisia permanente. A participação dos pais e responsáveis é fundamental para mantermos a poliomielite erradicada no Brasil”, afirmou Nazaré Athayde, coordenadora de Imunização da Sesma.
Meta da Campanha
A campanha visa vacinar 76.344 crianças menores de 5 anos em Belém. Até o momento, 21.930 doses foram aplicadas, correspondendo a uma cobertura de 28,72%. O objetivo do Dia D é aumentar significativamente essa cobertura.
Público-Alvo
Devem ser vacinadas crianças menores de 5 anos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias):
– Crianças menores de 1 ano serão vacinadas conforme o esquema primário encontrado.
– Crianças de 1 a 4 anos serão vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.
Mais Oportunidades de Vacinação
No domingo, 9 de junho, as equipes da Sesma continuarão a vacinação na Praça da República e no Bosque Rodrigues Alves, das 8h às 12h. Além disso, os shoppings Pátio Belém e Bosque Grão Pará continuarão oferecendo a vacina de 9 a 14 de junho, das 13h às 18h. As Unidades Básicas de Saúde da cidade seguirão aplicando a vacina até o dia 14 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Poliomielite
A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença infecciosa grave causada pelo poliovírus. Não há tratamento específico e pode causar paralisia dos membros, insuficiência respiratória e, em alguns casos, morte. A vacinação é a principal forma de prevenção.
Desde 1989, o Brasil não registra casos de poliomielite, e em 1994, o país foi certificado como livre do poliovírus selvagem. No entanto, a baixa cobertura vacinal recente fez com que o Brasil fosse classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus.
Documentação Necessária
Para vacinar, é necessário apresentar a carteirinha de vacinação da criança.
Locais de Vacinação
A vacinação ocorrerá das 8h às 17h em diversos pontos da cidade. Aqui estão alguns dos locais:
Distrito Administrativo de Bengui (Daben)
– USF Mangueirão
– USF Parque Verde
– CRAS Tapanã
– USF Panorama XXI
– Escola João Batista
– Entre outros.
Distrito Administrativo do Entrocamento (Daent)
– USF Paraíso Verde
– USF Souza
– UBS Castanheira
– Casa Ronald McDonald
– UBS Águas Lindas
– Entre outros.
Distrito Administrativo da Sacramenta (Dasac)
– UBS Pedreira
– USF Barreiro I
– Capela Santíssimo Redentor
– USF Barreiro II
– UBS Paraíso dos Pássaros
– Entre outros.
Outros locais:
– Faculdade FIBRA
– UBS Fátima
– CSE Marco
– Maternar UEPA CCBS
– Unama
– Shoppings Pátio Belém e Bosque Grão-Pará
– IT Center
– Cobaju
– Aldeia Cabana (unidade de vacinação móvel)
A Prefeitura de Belém reforça a importância de vacinar as crianças para garantir um futuro saudável e livre da poliomielite.