Durante o Fórum Nacional de Mobilidade Urbana, realizado de 19 a 21 de junho em Belém, representantes de 17 estados e mais de 35 cidades brasileiras discutiram temas como mobilidade, eletromobilidade, eleições, segurança veicular e educação no trânsito. O evento também foi uma plataforma para apresentar inovações tecnológicas voltadas para a mobilidade urbana.
Lançamento do Cittamobi
Em meio ao painel apresentado pela titular da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Ana Valéria Borges, foi lançado oficialmente o aplicativo Cittamobi. Este app oferece aos usuários de transporte coletivo de Belém informações úteis, como horários programados de chegada dos ônibus e rotas, aprimorando significativamente a mobilidade urbana na capital paraense.
Inovação e Facilidade
O Cittamobi, que já acumula 145 mil downloads e 31 mil interações sobre pontos turísticos, foi desenvolvido para modernizar a relação entre passageiros e o sistema de transporte público. A diretora de produto, Emanuele Cassimiro, destacou que o aplicativo visa melhorar a qualidade de vida dos usuários ao permitir que programem suas viagens e evitem contratempos.
“Essa parceria amplia os serviços e moderniza a mobilidade urbana. Os usuários poderão acompanhar melhor os horários das linhas de ônibus e programar suas rotas, evitando atrasos,” ressaltou Ana Valéria Borges, superintendente da Semob.
Impacto na Cidade
“Belém se junta a outras cidades brasileiras ao adotar o Cittamobi, proporcionando uma melhor experiência de deslocamento nos ônibus e incentivando o uso do transporte público,” acrescentou Emanuele Cassimiro.
Sobre a Cittamobi
Com 10 anos no mercado, a Cittamobi é referência em tecnologia para cidades inteligentes e sustentáveis. O aplicativo tem mais de 25 milhões de downloads e está presente em mais de 330 cidades brasileiras. Além de oferecer informações sobre horários programados, o app permite a roteirização, ajudando os usuários a planejarem suas viagens.
Integração com Pontos Turísticos
A Cittamobi mapeou os principais pontos turísticos de Belém, permitindo que os usuários localizem pontos de interesse e obtenham informações sobre horários de funcionamento e rotas de transporte público ou deslocamento a pé. Este recurso foi desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo (Belémtur).
Cittamobi Acessibilidade
O aplicativo também oferece uma versão voltada para pessoas com deficiência visual, chamada Cittamobi Acessibilidade. Este app utiliza a tecnologia de voice over, proporcionando autonomia de deslocamento ao fornecer todas as informações necessárias sem a necessidade de interação manual com o celular.
“O propósito é proporcionar autonomia e independência, permitindo que todos possam viver a cidade plenamente,” concluiu Emanuele Cassimiro, diretora de produto do Cittamobi.