Prefeitura de Belém apresenta modelo piloto de Escola de Tempo Integral


A Secretaria Municipal de Educação (Semec) participou do Ciclo de Seminários Programa Escola em Tempo Integral, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), nos dias 23 e 24 de agosto, para apresentar o modelo piloto de Educação integral de tempo integra,l que está sendo construindo na Escola Municipal Satélite. Com o apoio da Prefeitura de Belém, o evento foi realizado no auditório da Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

Função educativa, política e multicultural

A diretora da Escola Municipal Satélite, Michele Maria Lima de Souza, destacou que o modelo piloto de educação integral de tempo integral, “perpassa pela função educativa, política e multicultural para alcançar o desenvolvimento global do educando”.

A unidade atende 411 crianças da educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental, das 7h30 às 17h30, com a garantia do café da manhã, lanche, almoço, merenda e jantar, além de oferecer o multiculturalismo com projetos de capoeira, teatro, leitura, informática, que foram discutidos com os estudantes na construção do projeto político pedagógico da unidade.

A Educação Inclusiva foi outro destaque. São 34 crianças atendidas na sala de recursos multifuncionais. Reeducação familiar, formação de educadores, implementação do Conselho Escolar e muitas outras ações vêm construindo, aos poucos, a educação integral de tempo integral.

Novas perspectivas

“A educação infantil é o pilar de todo o processo educativo e deve ser valorizado de forma efetiva”, afirma Michele de Souza.

Com a adesão de Belém ao programa de Educação Integral de Tempo Integral do MEC, a Semec projeta novas perspectivas. Primeiro é a geração de 1.643 novas vagas na educação integral; a outra é a Escola de Artes de Belém Palacete Pinho, para atender as escolas em seu entorno e encaixar os estudantes em 35 horas semanais de artes visuais, música, teatro e dança; e, por último, o  “Esperançar”, investimento na formação continuada dos professores.