Prefeitura de Belém Apresenta Iniciativas para a COP 30 em Fórum Nacional sobre Mobilidade Urbana

Durante a programação, os participantes aproveitaram para dividir ideias, esclarecer dúvidas e apontar sugestões para a melhoria da mobilidade urbana.

Belém está sediando a 117ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana e a XIV Reunião Geral do Grupo de Benchmarking QualiÔnibus até sexta-feira, 21. A abertura do evento, ocorrida na quarta-feira, 19, foi conduzida pelo prefeito Edmilson Rodrigues no Palácio Antônio Lemos.

O encontro reúne representantes de 35 cidades de diversas regiões do Brasil, promovendo a troca de experiências e discussões sobre soluções para os desafios de mobilidade urbana enfrentados pelas cidades brasileiras. Organizado pela Prefeitura de Belém, através da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), o evento conta com a parceria do Instituto WRI Brasil, Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana e Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

Participação e Colaborações

O evento também inclui a participação de representantes do Ministério das Cidades, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Secretaria Extraordinária para a COP 30 (Casa Civil).

Discussões e Apresentações

Entre os temas debatidos, a mobilidade urbana e as questões climáticas ganharam destaque. A superintendente da Semob, Ana Valéria Borges, apresentou o sistema de transporte de Belém e discutiu os projetos de mobilidade em preparação para a COP 30.

Sistema de Transporte Atual

De acordo com Ana Valéria Borges, Belém possui uma frota de 1.093 veículos municipais e 716 veículos metropolitanos, totalizando 1.809 ônibus, operados por 19 empresas. Esse sistema cobre 91 linhas municipais e 60 linhas metropolitanas, além de incluir cooperativas, transporte suplementar (Mosqueiro), transporte fluvial e serviços seletivos entre shoppings.

Sistema BRT

O projeto BRT de Belém, que já está em operação desde 2019, abrange 19 km de extensão nas Avenidas Almirante Barroso e Augusto Montenegro, com faixas exclusivas de concreto. A infraestrutura inclui 30 estações e 4 terminais de integração, localizados nas Avenidas Augusto Montenegro e Almirante Barroso.

Projetos para a COP 30

Durante os debates, foram destacados diversos projetos de mobilidade voltados para a COP 30, incluindo a urbanização da Avenida Júlio César, a aquisição de ônibus elétricos e a renovação da frota atual.

Aquisição de 300 Ônibus

A parceria entre a Prefeitura de Belém, Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Belém (Setransbel) e o Governo do Estado visa reforçar a frota de ônibus da cidade, incluindo as linhas convencionais e o BRT. Os novos ônibus, que já começaram a ser entregues, possuem tecnologia de baixa emissão de poluentes, ar condicionado, wi-fi e elevadores.

Obras na Avenida Júlio César

A avenida está passando por obras de reurbanização, incluindo ciclofaixas, calçadas com piso tátil, iluminação e recapeamento asfáltico completo. As intervenções também incluem a implementação de um BRS (Bus Rapid System) com faixas rápidas de ônibus.

Corredor Cultural

Este projeto visa transformar o cenário urbano agregando arte e cultura às estruturas do BRT, transformando estas áreas em galerias a céu aberto. Desenvolvido em parceria com artistas locais e a Equatorial Energia, o corredor cultural está sendo implementado nos terminais São Brás, Mangueirão e Maracacuera.

Caminhos Fluviais

Em colaboração com o Governo da Espanha e a União Europeia, a Prefeitura de Belém está desenvolvendo um projeto de linha fluvial que ligará o Ver-o-Peso aos distritos de Icoaraci e Mosqueiro. Este projeto também inclui a adequação dos terminais existentes em Mosqueiro e Icoaraci e a construção de um novo terminal no Ver-o-Peso.

Conclusão

Essas iniciativas reafirmam o compromisso de Belém com a melhoria da mobilidade urbana e a sustentabilidade, preparando a cidade para receber eventos internacionais e promover o desenvolvimento econômico e social.