Nesta sexta-feira, 4, último dia de programação do Fórum das Cidades Amazônicas, contou com a palestra “Apresentação de Iniciativas para o desenvolvimento e promoção de ações futuras do Fórum de Cidades Amazônicas”. A plenária teve a presença de representantes das entidades que, ao lado da Prefeitura de Belém, atuam na organização do Fórum, como a Agência Alemã Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e World Resources Institute (WRI-Brasil).
Durante o debate foram apresentadas as ações futuras que serão planejadas após a realização do Fórum. Entres elas, a criação de fórum permanente de prefeitos e prefeitas e a construção de um posicionamento dos municípios da Amazônia brasileira para que seja entregue ao Governo Federal.
Paralelo a isso, a GIZ vai realizar a Mentoria de Ordenamento Territorial Municipal e, para participar dessa monitoria, os municípios deverão se inscrever entre os dias 18 de agosto e 9 de setembro. A agência alemã vai selecionar as cidades e realizar a mentoria.
“Este fórum pode ser o primeiro passo, por ser o momento de olhar junto com vocês. Temos a possibilidade de focar nos municípios do Brasil”, destacou a coordenadora da GIZ Brasil, Sarah Habersack.
Participaram da palestra, o gerente de Desenvolvimento Urbano da WRI Brasil, Henrique Evers, e o coordenador de Articulação Política da FNP, Jeconias Rosendo, que mobilizou prefeitos da Amazônia Brasileira presentes no evento para que somem com a elaboração de políticas públicas para o desenvolvimento da região.