As políticas públicas e programas promovidos pela Prefeitura de Belém para preservação do meio ambiente foram destaque durante o primeiro dia da Semana do Clima para a América Latina e Caribe, que ocorre na cidade do Panamá a partir desta segunda-feira, 23, até o próximo dia 27 de outubro, reunindo lideranças e partes interessadas da região para debater e compartilhar ações e soluções climáticas em todos os setores da sociedade.
O evento é uma das quatro Semanas Regionais do Clima realizadas, neste ano, para impulsionar as discussões sobre o tema antes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, Cop-28, a se realizar nos Emirados Árabes Unidos, em dezembro.
Representam a Prefeitura de Belém, a secretária municipal de Meio Ambiente, Christiane Ferreira; o assessor de Relações Institucionais da Prefeitura, Luís Arnaldo Campos; e a secretária executiva do Fórum Municipal sobre Mudanças Climáticas, Marinor Brito.
Pela manhã, a secretária de Meio Ambiente de Belém falou sobre o projeto Nature Based Cities, uma iniciativa que visa a integralização das agendas de conservação da biodiversidade e ação climática, fortalecendo as capacidades institucionais e técnicas dos governos locais, que está sendo trabalhada pela Prefeitura de Belém em parceria com a o Iclei, uma organização não governamental internacional que promove o desenvolvimento sustentável.
“Temos empregados esforços incansáveis na proteção da biodiversidade, restauração e ampliação de cobertura arbórea original, conservação e produção da biodiversidade intraurbana, potencial para a ampliação da resiliência do território com riscos iminentes”, destacou a titular da Semma.
Entre as iniciativas da Prefeitura de Belém apresentadas na cidade do Panamá estão os mapeamentos de riscos geológicos e de cobertura de áreas verdes públicas e os inventários de árvores e de gases de efeito estufa (GEE).
Ainda na primeira parte do evento, a secretária executiva do Fórum Municipal sobre Mudanças Climáticas falou sobre “Diálogo sobre investimento climático local” e ressaltou a importância de investimentos internacionais para contenção e combate dos alagamentos, melhoria da qualidade do transporte e o fortalecimento da participação popular na resiliência aos impactos da emissão dos gases de efeito estufa (GEE).
Mulheres – Na parte da tarde, foram as políticas públicas voltadas para a proteção e garantia de direitos das mulheres em Belém que ganharam foco no Panamá durante o debate sobre gênero e ação climática local, ocorrido no formato de mesa redonda sobre o tema “Mulheres Líderes frente à crise climática”, onde a Prefeitura de Belém foi representada pela secretária municipal de Meio Ambiente.
“Além do intercâmbio de experiências municipais sobre intervenções bem sucedidas implementadas em nível local, abordamos os riscos associados à crise climática em nossos municípios, reconhecendo o impacto desproporcional da mudança climática e dos desastres naturais sobre mulheres e meninas, especialmente aque se encontram em situação de vulnerabilidade”, concluiu Christiane Ferreira.