Parauapebas, um dos 144 municípios do estado, foi agraciado pelo programa “Leitura por todo o Pará: formação de leitor e intercâmbio cultural”, uma iniciativa da Fundação Cultural do Pará.
Em uma cerimônia realizada na última sexta-feira, a fundação doou 4.400 livros de autores paraenses ao município, que serão distribuídos a instituições locais.
Thiago Miranda, presidente da Fundação Cultural do Pará, descreveu o programa como uma iniciativa institucional do governo estadual. “São kits de livros de autores paraenses, publicados por editoras paraenses. Estamos em todas as partes do estado, promovendo e incentivando a leitura, a educação e a cultura”, disse ele.
A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) recebeu os livros e será responsável por distribuí-los a 11 instituições locais, incluindo a Biblioteca Municipal Hernani Guimarães Teixeira, o Instituto Indígena Botiê Xikrin, a biblioteca do Centro Cultural, o Instituto Mulheres de Barro e a Academia Parauapebense de Letras.
Sandra Santos, titular da Secult, comentou: “Isso aumentará o número de acervos nas salas de leitura. E nosso pedido é que a produção local de Parauapebas também seja incorporada nesses kits”.
Waldyr Silva, um escritor de Parauapebas, acredita que o projeto dará visibilidade aos autores paraenses e incentivará a produção de novas obras literárias. “Este projeto do governo estadual é importante porque vai nos motivar ainda mais. Estou satisfeito porque vai valorizar nossos escritores locais e de todo o estado”, destacou.
O evento contou com a presença de representantes de várias instituições locais, como o Conselho Municipal de Cultura, e uma apresentação multicultural com a participação de professores da Escola Municipal de Música Maestro Waldemar Henrique.