O Pará alcançou um resultado histórico no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), subindo para a sexta posição no ranking nacional do Ensino Médio. Este avanço, divulgado pelo Ministério da Educação nesta quarta-feira (14), é fruto de uma série de ações estratégicas, incluindo investimentos robustos, valorização de estudantes e servidores, programas de reforço escolar e iniciativas de busca ativa para combater a evasão.
O desempenho dos estudantes do Ensino Médio no Pará, que elevou o Estado do 26º lugar em 2021 para a 6ª colocação, é marcado por um crescimento expressivo de 1,3 pontos no Ideb, o maior avanço já registrado na história do índice nessa etapa de ensino. “Estamos agora entre as melhores educações públicas do Brasil, e isso é resultado de um esforço coletivo de professores, alunos, famílias e toda a comunidade escolar”, destacou o governador Helder Barbalho.
Barbalho também enfatizou que este marco é fruto de um trabalho conjunto que envolve desde professores até funcionários de apoio, como merendeiros e vigias, ressaltando a importância de todos na conquista deste resultado. Ele reiterou que o Estado continuará a investir na melhoria contínua da educação pública, garantindo que o Pará se mantenha como referência nacional.
O secretário de Educação, Rossieli Soares, comemorou o feito, destacando que o crescimento de 1,3 pontos do Pará é quase o dobro do segundo maior crescimento registrado no Brasil, que foi de 0,7 pontos. Soares atribuiu esse sucesso a uma combinação de políticas públicas eficazes, como a entrega de materiais didáticos, reforço escolar, e aulas extras aos sábados e em janeiro, além de uma abordagem focada em não deixar nenhum aluno para trás.
As políticas implementadas pela Secretaria de Educação do Pará (Seduc) foram fundamentais para esse salto no Ideb. A Seduc estabeleceu uma agenda prioritária em todos os 144 municípios do Estado, incluindo a introdução de novas disciplinas curriculares, como educação ambiental e financeira, além de projetos de vida e convivência, e a ampliação das escolas de tempo integral.
Estudantes e professores também expressaram orgulho e satisfação pelo reconhecimento dos esforços investidos na educação do Estado. Ana Elisa Quintella, aluna da Escola Albanízia de Oliveira Lima, comentou sobre os significativos investimentos em reformas escolares e novos equipamentos, que, segundo ela, têm motivado os estudantes a se dedicarem ainda mais. Jaime Andrade, diretor da Escola Estadual Raimundo Vera Cruz, destacou a importância das aulas de reforço e dos materiais didáticos para o crescimento no aprendizado dos alunos.
Além disso, o governo estadual implementou programas de bonificação como o “Bora Estudar”, que premiará 19 mil estudantes com cheques de 10 mil reais em material de construção, e o “Escola que Transforma”, que recompensará os servidores das escolas que atingirem suas metas com o pagamento de 3,5 salários adicionais.
Os dados do Ideb também mostram que todas as 12 Regiões de Integração do Pará registraram melhorias nas escolas estaduais, resultado de um esforço contínuo desde 2019. Até agora, 147 escolas foram reconstruídas, assegurando um ambiente adequado para o ensino e aprendizado, adaptado às necessidades de estudantes e profissionais da educação. Esses resultados reforçam o compromisso do Pará em garantir uma educação de qualidade e consolidar sua posição de destaque no cenário educacional brasileiro.