De 28 de fevereiro a 03 de março, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) do Pará marca presença na segunda feira internacional de 2024: a BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), em Lisboa, Portugal. O evento, referência para a indústria do Turismo Internacional, serve como plataforma para as últimas tendências e avanços tecnológicos do setor.
Conforme o Anuário de 2020 do Ministério do Turismo, Portugal ocupa a segunda posição entre os maiores emissores europeus e a quarta posição geral para o Pará, representando a chegada de 3.107 turistas portugueses ao Estado. “O Pará tem potencial para satisfazer as demandas desse mercado, oferecendo destinos que proporcionam experiências únicas em meio à natureza e valorizam as comunidades locais. O Pará possui produtos turísticos nos segmentos de Cultura, Sol e Praia, Ecoturismo e Aventura, segmentos estes identificados pela Embratur como principais atrativos para o público português ao visitar o Brasil”, esclarece Alessandra Pamplona, diretora de Produtos Turísticos da Setur. “Além disso, temos a retomada dos voos Belém/Lisboa, operados cinco vezes por semana pela TAP”, complementa a diretora.
O Pará dispõe de um estande próprio de 36 m², com atendimento ao público e cinco dias de cooking show com a chef Daniela Martins. Durante a feira, a chef apresentará degustações de pratos como: bolinho de maniçoba, mini tacacá, salada de feijão de manteiguinha, farofa de porco marinado no tucupi preto, beiju com pasta de aviu, pão de tapioca, pupunha com queijo do Marajó, doce de cupuaçu com farinha de Bragança, mousse de bacuri com nibs de cacau paraense, pudim de cumaru, rosquinha de castanha do Pará e brownie de chocolate paraense.
A comitiva paraense inclui, além da equipe da Setur, dois representantes da Prefeitura de Altamira e dois da Abav-PA (Associação Brasileira de Agentes de Viagens).
Na BTL, espera-se a presença de aproximadamente 63 mil visitantes, 75 destinos internacionais e 1.400 expositores, incluindo operadoras de turismo, hotelaria, companhias aéreas, destinos internacionais, companhias de cruzeiros marítimos, locadoras de veículos, seguradoras especializadas, agências de câmbio, órgãos oficiais do Turismo e prestadores de serviços. Os cinco dias de feira serão voltados para o trade, com os três últimos dias abertos ao público em geral, caracterizando a feira como B2B e B2C. Para o turista, o evento oferece a oportunidade de descobrir novas soluções e destinos a preços competitivos. Nesta edição, o destino nacional convidado é Açores e o destino internacional é Cabo Verde.