Belém do Pará será um dos destaques na Casa Brasil durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024, cuja cerimônia de abertura ocorre nesta sexta-feira (26). A capital paraense, que também sediará a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), foi selecionada pela Embratur para promover sua rica cultura e biodiversidade aos visitantes internacionais na Casa Brasil, localizada em Paris.
Com o apoio da Embratur, do Governo do Pará e do Sebrae, a Casa Brasil oferecerá uma experiência imersiva única aos turistas. Através de instalações chamadas “cubos”, os visitantes terão a oportunidade de explorar a cultura e o ambiente amazônico por meio de filmes, realidade virtual, objetos artísticos e uma rica diversidade de texturas e aromas.
O cubo dedicado ao Pará destacará ícones turísticos de Belém, como o Theatro da Paz e o Mercado Ver-o-Peso. Além disso, será possível interagir com elementos tradicionais da Amazônia, como açaí e a árvore samaumeira. Os visitantes poderão sentir a textura das escamas de pirarucu, das sementes de açaí, das cascas de cupuaçu e das castanhas-do-pará, além de participar de uma experiência de realidade virtual na Floresta Amazônica, na região do Tapajós.
A experiência incluirá um filme imersivo em um painel vertical, levando os visitantes pelas ruas de Belém e por um passeio de barco até a Ilha do Combu. Nesse segmento, um guia local e uma empreendedora de chocolate do projeto Mulheres da Floresta, do Instituto Dea Maiorana, compartilharão suas histórias. O público também será convidado a uma aula de carimbó na área externa da Casa Brasil.
Eduardo Costa, secretário de Turismo do Pará, ressaltou a importância do evento: “Este é um momento ímpar para apresentar ao mundo o potencial turístico do Pará, que vai além das nossas belezas naturais. Queremos destacar nossa gastronomia, música, dança e, principalmente, a sustentabilidade. Ao levar o Pará a Paris, buscamos inspirar os visitantes a explorar nosso estado e vivenciar experiências autênticas da Amazônia. Este passo é crucial para posicionar o Pará como um destino global que harmoniza desenvolvimento e preservação ambiental.”
A Casa Brasil será montada no Parc La Villette, em Paris, ocupando uma área de 5 mil metros quadrados. O espaço funcionará diariamente durante os Jogos Olímpicos, das 13h às 22h, servindo como ponto de encontro para torcedores, atletas, autoridades internacionais e turistas. A estrutura incluirá um palco e ativações permanentes, além de uma área dedicada à gastronomia nacional, com iguarias como brigadeiro, pão de queijo e caipirinha.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, destacou a relevância da iniciativa: “Durante os Jogos de Paris, a Casa Brasil será visitada por milhares de pessoas que terão a chance de conhecer o Pará, um estado que será sede da COP-30 e uma porta de entrada para a Floresta Amazônica. Vamos mostrar a nossa cultura e gastronomia e promover um turismo sustentável, alinhado às preocupações ambientais que são também relevantes para o mercado europeu. É uma oportunidade única para destacar o Pará no cenário internacional.”
Além das atrações culturais e gastronômicas, a Casa Brasil contará com um gramado sintético para atividades diversas, como transmissões de jogos e apresentações culturais, e será projetada com foco em acessibilidade e sustentabilidade, reduzindo a emissão de CO2.