Pará anuncia nova área de preservação para árvores gigantes no festival global de combate à pobreza e ação climática


 

O governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou no sábado (28) a criação do Parque Estadual Ambiental das Árvores Gigantes da Amazônia (PAGAM), localizado em Almeirim, no oeste do estado. O anúncio foi feito em Nova York, durante o Global Citizen Festival 2024, um evento internacional que reúne líderes e artistas em prol de ações climáticas e combate à pobreza. Com essa nova área de preservação, o Pará amplia seu compromisso anterior, feito na edição de 2023 do festival, de criar um milhão de hectares de áreas protegidas, elevando a meta para 1,5 milhão de hectares. Até agora, o estado já alcançou metade desse objetivo.

Segundo o decreto assinado por Barbalho durante o evento, uma parte da Floresta Estadual Paru (Flota Paru) será transformada em Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral, com foco na preservação das icônicas Árvores Gigantes da Amazônia. A área protegida abrange um polígono de 560 mil hectares.

Preservação ecológica e desenvolvimento sustentável

O objetivo principal dessa nova área protegida é garantir a conservação de ecossistemas de alta relevância ecológica e beleza natural, permitindo a realização de pesquisas científicas, educação ambiental e ecoturismo. A criação do parque também deve impulsionar a economia local, especialmente no distrito de Monte Dourado e no município de Almeirim, por meio do ecoturismo e atividades ligadas à preservação ambiental.

Helder Barbalho já havia se comprometido em 2023 a expandir as áreas protegidas no estado do Pará em um milhão de hectares até a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP30), que será realizada em Belém em novembro de 2025. Na edição de 2024 do festival, o governador anunciou que o estado está cumprindo a meta ao criar mais 500 mil hectares de áreas protegidas, e ampliou a promessa para um total de 1,5 milhão de hectares.

“Daqui a um ano, o Pará sediará a COP30. Este é o momento de exigir ações ousadas dos líderes globais em prol da natureza, do clima e da Amazônia. No ano passado, prometi criar 1 milhão de hectares de novas áreas protegidas até 2025. Hoje, tenho orgulho de anunciar que já avançamos com 500 mil hectares, e estamos mais perto de atingir esse objetivo”, declarou Barbalho no evento.

O governador também anunciou o compromisso de reflorestar 200 mil hectares de terras indígenas, devolvendo essas áreas às suas comunidades tradicionais. “Estamos cumprindo nossa parte. Agora, é hora de o mundo seguir esse exemplo”, concluiu.

Impactos para a comunidade local

De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), a nova Unidade de Conservação (UC) não apenas preservará as Árvores Gigantes da Amazônia, mas também trará benefícios para as comunidades locais. O ecoturismo deverá ser impulsionado, gerando novas oportunidades para empresas locais, como agências de turismo, hotéis, pousadas e restaurantes. Instituições de ensino e pesquisa também serão beneficiadas, com novas oportunidades de estudo e parcerias.

A gestão do Parque Ambiental ficará sob responsabilidade do Ideflor-Bio, que contará com o apoio de um Conselho Gestor formado por representantes da sociedade civil, entidades públicas e instituições de pesquisa.

Global Citizen Festival 2024

O Global Citizen Festival é um dos maiores eventos de mobilização social do mundo e ocorre anualmente no Central Park, em Nova York. O festival reúne líderes, artistas e cidadãos globais com o objetivo de promover o combate à pobreza extrema e ações em prol do clima. Este ano, o evento contou com a presença de diversas figuras internacionais, incluindo o DJ brasileiro Alok e artistas indígenas, além de shows de Lisa, Post Malone, Doja Cat e Rauw Alejandro.

Junto com o governador Helder Barbalho, estiveram presentes os secretários estaduais Raul Protázio Romão (Meio Ambiente), Puyr Tembé (Povos Indígenas) e Vera Oliveira (Comunicação), reforçando o compromisso do Pará com a preservação da Amazônia e com políticas climáticas inclusivas.