“Viajar para Alter do Chão é você descobrir um Brasil dentro do próprio Brasil. É um daqueles lugares lindos, vibrantes, grandiosos, verdes, exóticos. É um lugar que te surpreende em cada canto, em cada passo que você dá. As pessoas são muito amistosas. É um lugar mágico, que toca a gente emocionalmente e você não consegue esquecer. É dos lugares mais mágicos que eu pisei dentro do Brasil”. Foi assim que a turista Shirley Soares, moradora da cidade de Belo Horizonte (MG), descreveu a localidade paraense, onde aproveitou as férias.
Em 2021 e 2022, a vila de Alter do Chão foi escolhida, pelo Prêmio UPIS, como o melhor destino turístico do Brasil e, em 2009, pelo jornal inglês The Guardian como a praia mais linda de água doce do mundo. Diante dessa visibilidade e das necessidades da região turística de Santarém, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), investe em abastecimento e esgotamento sanitário no local. Durante quatro dias, uma comitiva da presidência da Cosanpa realizou visitas técnicas nos canteiros de obras para verificar o andamento das construções, além de alinhar detalhes com a gestão municipal, que também tem acompanhado de perto o processo.
Foto: DivulgaçãoPara Daniel Simões, Secretário Municipal de Infraestrutura de Santarém, é muito importante para o município, principalmente para Alter do Chão, que tem um turismo muito grande, um abastecimento de água moderno. “Alter do Chão é abastecida por vários microssistemas que são precários, totalmente aquém do que a Vila merece. Hoje, essa pauta do Governo do Estado com a Cosanpa, investe pesado em água e esgoto de qualidade, o que é fundamental pro crescimento do turismo na região”, explicou.
Senado aprova redução da FLONA Jamanxim: Pará tem 40% da área rebaixada
Jader Barbalho articula urgência para reduzir FLONA do Jamanxim
Abelha sem ferrão da Amazônia salva as florestas do desmatamento
O Sistema de Abastecimento de Água que está sendo construído é o primeiro da história de Alter do Chão. Com a nova rede, mais pessoas serão beneficiadas, contribuindo também para a qualidade de vida de quem mora ou visita o local. O poço construído tem 210 m3/h de vazão e dois reservatórios com capacidade de 400m3 e 300m3. Serão 39 km de rede de distribuição e 2.130 ligações domiciliares.
Foto: DivulgaçãoO sistema está com 67% das obras executadas. Já o sistema de Macromedição e Automação segue em fase de conclusão, além do sistema de drenagem, que está em execução, faltando 7Km de rede de distribuição para o assentamento e a instalação de 1.791 ramais prediais para que a obra entre em operação. A previsão de entrega em dezembro deste ano.
Foto: DivulgaçãoParalelo a esta obra, está a do Sistema de Esgotamento Sanitário, também inédito em Alter. Hoje, em cada residência há fossa, o que não dá a destinação correta ao esgoto. Serão 25 km de rede coletora de esgoto, uma Estação de Tratamento, 5 km de emissário de esgoto tratado, além de 1.035 ligações domiciliares.
“A Cosanpa está implantando um sistema de água e esgoto que norteia e atende todos os requisitos necessários na parte ambiental e deverá atender uma população de mais de 14 mil habitantes”, destaca Hélio Brazão, diretor de expansão e tecnologia da Companhia.
Foto: Divulgação“Essas duas obras são uma demanda antiga dos moradores e vão beneficiar quem mora aqui e as centenas de turistas que visitam o Caribe Amazônico todos os anos. Nosso compromisso é contribuir com o desenvolvimento do Estado e melhorar a qualidade de vida das pessoas através desse bem essencial que é a água. É uma determinação do governador Helder Barbalho e da vice Hana, que a gente realize visitas técnicas e dê celeridade nessas obras, que serão um marco na história de Alter do Chão. Os moradores daqui merecem, os turistas… Alter precisa da nossa atenção. E nós estamos aqui para oferecer o melhor”, declarou o presidente da Cosanpa, José Fernando Gomes Júnior.
Mais Lidas
- Pare de esfregar mancha de gordura: o truque certo para limpar sem danificar as superfícies
- Água de arroz para os cabelos: benefícios e forma correta de usar
- Óleo de coco nos cabelos: quando ajuda e quando pode pesar
- Senado aprova redução da FLONA Jamanxim: Pará tem 40% da área rebaixada
- Como eliminar o mau cheiro da geladeira com ingredientes simples
O Google lançou as Fontes Preferenciais: você escolhe os veículos que aparecem com prioridade. Adicione o Pará+ e garanta a nossa cobertura sempre em destaque.
⭐ Adicionar Pará+ como Fonte PreferencialComo funciona em 3 passos:
- Pesquise qualquer assunto no Google
- Toque no ⭐ ao lado de “Principais Notícias”
- Busque Pará+ e marque a caixa — pronto!





