Obra da Primeira Usina da Paz em Marabá Está Próxima da Conclusão


 

A construção da primeira Usina da Paz em Marabá, situada na região sudeste do Pará, está avançando rapidamente e se aproxima da conclusão. Atualmente, a obra está mais de 87% completa. Com as fases iniciais finalizadas, as equipes estão concentradas nos acabamentos internos, incluindo revestimentos, instalação de esquadrias e acessórios sanitários. Além disso, as redes de esgoto, águas pluviais e águas frias estão sendo implementadas, enquanto a rede de combate a incêndios está na etapa final de instalação, prestes a ser testada.

Localizada na Avenida Sororó, no bairro Jardim União, a Usina da Paz de Marabá está sendo erguida em um terreno de mais de 10 mil metros quadrados. Seguindo o padrão das Usinas já entregues pelo Governo do Estado, o novo centro contará com uma infraestrutura moderna e oferecerá mais de 70 serviços gratuitos à população, abrangendo áreas como saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer.

De acordo com a secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth de Fátima Braga, a previsão é que a Usina da Paz seja inaugurada ainda no segundo semestre de 2024. “Estamos empenhados em finalizar este projeto e entregar um equipamento que trará inúmeros benefícios para Marabá. A Usina da Paz vai fortalecer a cidadania e promover transformações significativas na comunidade”, afirmou a secretária.

Sobre as Usinas da Paz

As Usinas da Paz são centros multifuncionais projetados para oferecer uma ampla gama de serviços que visam a transformação social. Estes centros oferecem mais de 70 serviços intersetoriais gratuitos, colaborando com diversas secretarias estaduais e órgãos parceiros. O projeto é considerado uma estratégia inovadora na promoção da cidadania e segurança pública e faz parte do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), coordenado pela Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac). O TerPaz foca em áreas vulneráveis para fortalecer a segurança pública de forma integral.

Atualmente, nove Usinas da Paz estão em operação, com sete localizadas na Região Metropolitana de Belém (Cabanagem, Bengui, Guamá, Terra Firme, Jurunas/Condor, Ananindeua, Marituba) e duas na região sudeste do Estado (Parauapebas e Canaã dos Carajás). Além dessas, outras 28 estão em construção, com a meta de alcançar 40 novas Usinas até o final da gestão estadual atual.