O cooperativismo tem sido um pilar fundamental para o desenvolvimento econômico do estado do Pará. Em maio de 2023, o governo do estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), criou a Diretoria de Cooperativismo (Dcoop/Sedeme) com o objetivo de fortalecer e promover o crescimento contínuo do cooperativismo na região.

Ações Estratégicas da Dcoop

Desde a sua criação, a Dcoop tem trabalhado em parceria com instituições públicas e privadas para incentivar ações e projetos voltados para o desenvolvimento sustentável do setor. Entre as principais ações da Dcoop, destacam-se a realização da primeira “Rodada de Negócios – Happy Hour da Bieconomia Paraense Cooperativista”, que reuniu 12 cooperativas e mais de 20 donos de bares e restaurantes, gerando negócios imediatos no valor de R$ 52.811,00 e uma prospecção de cerca de R$ 500 mil para os próximos meses.

A Dcoop também realizou uma segunda edição da “Rodada de Negócios”, desta vez em parceria com a Associação Paraense de Supermercados (Aspas), reunindo dez empreendimentos da agricultura familiar e outros serviços que integram a bioeconomia paraense. Produtos amazônicos oriundos de cooperativas da agricultura familiar, como farinhas, mel, hortaliças, frutas, chocolates, artesanato e frutos do mar, foram apresentados durante as rodadas de negócios.

Impacto do Cooperativismo no Pará

Atualmente, 196 cooperativas integram o Sistema OCB/PA, com 311.512 cooperados, atuando em diversos ramos como agropecuário, consumo, crédito, infraestrutura, saúde, transporte e trabalho, produção de bens e serviços. Estima-se que a ação em parceria com a Aspas impactou mais de 5 mil pessoas, considerando que no Pará, a média de pessoas por família é 4,05 (IBGE 2010).

A Dcoop e a Mineração

No âmbito da mineração, a Sedeme avança com a regularização de mineradores junto ao Cadastro Estadual de Controle, Acompanhamento e Fiscalização das Atividades de Pesquisa, Lavra, Exploração e Aproveitamento de Recursos Minerários (CERM). De janeiro a novembro de 2023, 45 novos cadastros foram efetivados, totalizando 208 cadastrados entre 2019 a 2023.

A Sedeme também teve ampla participação na Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram 2023), onde apresentou o mapa da mineração paraense, com os principais projetos e oportunidades visando atração de investimentos, e a mostra de joias do Polo Joalheiro do Pará.

O cooperativismo tem se mostrado uma estratégia eficaz para o desenvolvimento sustentável no Pará, promovendo a inclusão social, a geração de empregos e a valorização dos produtos locais. A criação da Dcoop é um passo importante nessa direção, fortalecendo o setor e incentivando ações que beneficiam diretamente as comunidades locais.